Frio: região Sul irá enfrentar mais geadas nos próximos dias

Segundo a meteorologia, uma massa de ar polar se instalou na região e trouxe risco de um clima mais severo nos próximos dias. Veja a previsão para todas as regiões!

A frente fria que trouxe muitos tornados para a região Sul do país, já perde intensidade. No lugar dela entra uma massa de ar de origem polar que irá provocar geadas nos próximos dias. Já no Sudeste e Centro-Oeste as chuvas tomam conta e as temperaturas também serão baixas.

Começa com muita nebulosidade no estado de São Paulo e chuva fraca, por conta de uma frente fria que se afasta da costa do Sudeste. No sul do Brasil o avanço de uma massa de ar polar derruba de vez as temperaturas, com valores até negativos neste momento. Por fim, uma massa de ar seco deixa um tempo bastante firme na faixa central do Brasil e em boa parte do território nordestino.

SUL

Uma massa de ar frio avança pelo Rio Grande do Sul e diminui as temperaturas. No amanhecer desta quinta-feira tem condições para geada ampla principalmente nas áreas entre as serras gaúcha e catarinense. Nas outras áreas gaúchas também há potencial para geada, mas de forma fraca e pontual. Na região de Vacaria (RS) e entre Lages (SC) e Joaçaba (SC) pode ocorrer um fenômeno chamado sincelo, que é o congelamento do nevoeiro sobre alguma superfície, como plantas. Já no norte catarinense e no Paraná, ainda tem muita instabilidade e condições para chuva. Na metade leste do Paraná, entre o litoral e a região de Curitiba, o sol aparece poucas vezes ao longo do dia e pode chover fraco a qualquer momento. Na parte da tarde as temperaturas não sobem muito em todas as áreas do Sul.

SUDESTE

Uma frente fria entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo mantém a nebulosidade espalhada em grande parte da região. O sol aparece pouco e chove a qualquer momento no interior paulista, leste de São Paulo, Vale do Paraíba, em todo estado fluminense e na metade sul do estado capixaba. O volume de chuva nestas áreas não é elevado, mas há condições para trovoadas. O tempo fica firme apenas no centro-norte de Minas e extremo norte capixaba, ainda com sensação de calor na parte da tarde. Nas outras áreas, a chuva que ocorrer é isolada, especialmente no norte paulista e triângulo mineiro. As temperaturas diminuem um pouco mais, mas o frio não será extremo. Por causa da frente fria, o mar segue agitado e a Marinha do Brasil alerta para o risco de ressaca entre São Sebastião (SC) e Arraial do Cabo (RJ), com ondas que podem chegar aos 3m de altura, válido até as 9h da manhã de sexta-feira.

CENTRO-OESTE

A chuva continua de maneira mais isolada e com fraca intensidade no Mato Grosso do Sul, metade sul de Goiás, no sul e oeste do Mato Grosso. Nas demais áreas do Centro-Oeste o tempo fica firme. A mudança na direção dos ventos diminui novamente as temperaturas no oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, mas, por enquanto, o frio não deve ser tão intenso

NORDESTE

A quinta-feira será de pouca mudança no tempo no Nordeste. O tempo firme ainda predomina em grande parte do interior, enquanto os ventos que sopram do mar contra a costa favorecem as pancadas de chuva nas áreas de litoral, que vai desde o Recôncavo Baiano até o da Paraíba. As instabilidades ganham força mais no extremo noroeste do Maranhão, mas os volumes de água não são tão expressivos

NORTE

Na quinta-feira, chuva prevista em forma de pancadas em Rondônia, Acre e Amazonas, aliás no noroeste deste último estado ela deve ser volumosa. Além disso o dia fica bastante abafado, principalmente no norte paraense, onde as pancadas ao longo do dia ocorrem de maneira isolada. Outro destaque são as temperaturas do Acre e de Rondônia que podem cair um pouco no amanhecer, com relação aos dias anteriores.

Sexta-feira

SUL
Na sexta-feira o frio ganha intensidade no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Pode gear nas áreas de serra e na metade sul do estado gaúcho de maneira generalizada. Já nas demais regiões gaúchas, a possibilidade de geada é menor, mas existem condições favoráveis para ocorrência do fenômeno. Entre o norte catarinense e o Paraná novamente tem instabilidades e previsão para pancadas de chuva ao longo do dia. Na metade norte do Paraná tem muitas nuvens e o sol quase não aparece ao longo do dia. E a chuva pode ocorrer a qualquer momento. À tarde a sensação ainda será de frio, mesmo onde tem predomínio de sol. O frio aumenta novamente durante a noite.

SUDESTE

Na sexta-feira a frente fria ainda mantém a previsão para chuva a qualquer momento em grande parte do Sudeste. Os volumes não devem ser elevados, mas o sol aparece pouco e as pancadas ocorrem a qualquer hora do dia no leste paulista, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. No centro-norte de Minas o tempo continua firme e sem grandes variações das temperaturas com relação ao dia anterior. Na metade sul de São Paulo e na Serra da Mantiqueira, a temperatura, especialmente do amanhecer, diminui e o dia começa com sensação de frio. Ainda tem risco para ressaca até as 9h de hoje, entre São Sebastião (SP) e Arraial do Cabo (RJ), com ondas de até 3m.

CENTRO-OESTE

Já não há mais condição para chover em uma grande área do Centro-Oeste. Apenas variação da nebulosidade no interior do Mato Grosso e no sul de Goiás. No Mato Grosso do Sul o frio do amanhecer aumenta ainda mais, porém, sem risco para ocorrência de geada, pois há muita umidade e chuva já pela manhã.

NORDESTE
A chuva ganha intensidade nas áreas do litoral nordestino, agora desde a capital da Bahia até o do Maranhão, mas não há condições para volumes expressivos. As pancadas podemocorrer a qualquer hora do dia, sempre alternada por períodos de tempo mais firme que favorecem a rápida elevação das temperaturas ao longo do dia. No interior da região o tempo fica firme, por causa de uma massa de ar seco que dificulta a formação das nuvens carregadas. As temperaturas ficam ainda mais elevadas.

NORTE

Na sexta-feira o tempo fica seco em Rondônia, no sul do Amazonas e do Pará e no Tocantins, por causa de uma massa de ar seco que impede a formação das nuvens carregadas. Os ventos que sopram do quadrante sul deixam as temperaturas do amanhecer um pouco mais baixas que no dia anterior entre Porto Velho e Rio Branco, situação conhecida como friagem, quando uma massa de ar polar chega nessas áreas.

Sábado

SUL

No sábado, grande parte do Rio Grande do Sul, serra de Santa Catarina e oeste catarinense têm condições para formação de geada nas primeiras horas do dia. Nestas áreas a geada pode ser moderada. O risco é menor para o oeste e o litoral do Rio Grande do Sul. No leste do Paraná e no extremo nordeste de Santa Catarina as nuvens carregadas podem provocar chuva, principalmente no fim da tarde. A agitação marítima diminui na costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O frio segue intenso durante o domingo e ainda há potencial para geada entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Apenas a partir de segunda-feira é que a massa de ar polar começa a perder intensidade. Ainda faz frio, mas com menor risco para geadas.

SUDESTE

No sábado, as instabilidades perdem força, mas ainda tem muitas nuvens, especialmente no sul e leste paulista e no Rio de Janeiro. Nestas áreas o sol aparece por breves períodos ao longo do dia e a sensação térmica segue baixa. No centro-oeste e norte paulistas a chance para chover é menor, mas o céu fica nublado. No amanhecer e também durante a tarde a sensação será de frio. Já no centro-norte mineiro não deve chover e o sol aparece, ajudando a elevar as temperaturas na parte da tarde. Aliás, em boa parte do estado capixaba, o tempo começa a ficar mais aberto. A agitação marítima diminui e não há mais alerta para ressaca.

CENTRO-OESTE

No sábado, um sistema associado à frente fria no litoral do Sudeste, leve nebulosidade para grande parte do Mato Grosso do Sul e uma pequena faixa no extremo sudeste do Mato Grosso. Nas demais áreas, o tempo seco e com poucas nuvens predomina.

NORDESTE

No sábado, o tempo continua com pancadas de chuva isoladas no litoral da região, com os maiores acumulados se concentrando na faixa norte da região Nordeste. No interior, o tempo seco continua predominando, junto com o calor e a sensação de abafado.

NORTE

No sábado, a região Norte tem condições para chuva principalmente na faixa norte da região, onde os acumulados tendem a ser significativos no noroeste do Amazonas. Além disso, a faixa sul da região Norte não tem condições para chuva, mas a sensação de frio aumenta um pouco, em especial no Acre e em Rondônia.

Veja mais notícias sobre soja