Comercialização antecipada da soja deslancha em Mato Grosso

Segundo o Imea, tanto a safra colhida recentemente, quanto a 2018/2019, estão bastante adiantadas se comparadas a média do ano passado

A valorização dos preços da soja em maio estimulou a venda da oleaginosa por parte dos produtores rurais de Mato Grosso. De acordo com o Instituto Mato-grossense em Economia Aplicada (Imea), para a safra 2017/2018, a comercialização exibiu um avanço mensal de 5,90 pontos percentuais e com isso já alcança 85,58% do total da produção estimada.

A entidade explica que as vendas foram intensificadas graças à valorização dos preços, influenciados tanto pela alta nas cotações do dólar, quanto na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT), o que possibilitou um preço médio negociado de R$ 70,46 por saca, alta de 21,7%  em relação ao ano passado.

Em relação à safra 2018/2019, a mesma movimentação nas vendas foi observada, atingindo 20,83% da produção, contra 4,27% no mesmo período do ano passado.

No entanto, o próximo mês traz preocupações quanto às vendas do grão, visto que a divulgação da resolução da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) sobre o tabelamento do frete vem travando o mercado.

Veja mais notícias sobre soja