Temperaturas despencam, mas áreas de grãos do Sul não devem registrar geadas

A meteorologia confirma a chegada de uma massa de ar polar na região, que terá tempo firme. Veja a previsão completa até sexta-feira!

Segundo a meteorologia, existe uma frente fria na altura do Sudeste que trará de volta as pancadas de chuvas para São Paulo e Minas Gerais. No Sul do país o tempo ficará firme, mas a chegada de uma massa de ar polar faz as temperaturas despencarem nas primeiras horas do dia nos três estados. Segundo a meteorologia as possibilidades para geadas devem acontecer apenas nas áreas de pastagens, livrando as lavouras com grãos.

Nesta madrugada de quarta-feira (6) uma frente fria se afasta do sul do Brasil e dá lugar a uma massa de ar polar, que deixa o tempo aberto e provoca queda brusca nas temperaturas em boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, principalmente nas suas áreas de serra. No entanto, sobre o Recôncavo Baiano a umidade que vem do mar agora causa chuvas mais fracas. E por fim, no Pará e Roraima fortes pancadas de chuva e com muitas descargas elétricas são causadas pela formação de áreas de instabilidade.

SUL

Um sistema de alta pressão ganha força pela região Sul e deixa o tempo firme e com a presença do sol. No entanto, o tempo aberto durante a madrugada favorece o declínio da temperatura no amanhecer, com risco para geada nas áreas mais altas da região. No decorrer do dia as temperaturas sobem e a sensação é um pouco mais agradável, principalmente no norte do Paraná e no oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Nestas áreas, a umidade do ar pode cair um pouco na parte da tarde. Nas praias gaúchas, os ventos úmidos do ar deixam muitas nuvens e pode garoar à tarde. Além disso, um sistema de baixa pressão atmosférica na costa da região aumenta o risco para rajadas de vento que podem chegar aos 80km/h nas praias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

SUDESTE

Uma nova frente fria se forma entre o Paraná e São Paulo e avança rapidamente pela costa do Sudeste. No litoral sul paulista a chuva pode ser volumosa. Chove também no interior de São Paulo, no sul e leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no centro-sul do Espírito Santo. Por causa do excesso de nebulosidade, o dia será de tempo fechado nestas áreas, e mais um dia com temperaturas baixas, tanto no amanhecer quanto durante a tarde. O tempo fica firme apenas no norte e parte do oeste mineiro

CENTRO-OESTE

O tempo continua firme na maior parte do Centro-Oeste e as temperaturas sobem gradativamente, especialmente na parte da tarde. O amanhecer ainda será com sensação de friozinho no sul do Mato Grosso do Sul, enquanto nas demais áreas o dia começa com temperaturas mais amenas. A umidade relativa do ar fica baixa principalmente em toda a região

NORDESTE

A chuva perde força no litoral sul da Bahia, enquanto as instabilidades seguem no recôncavo baiano. Ainda há previsão para chuva no litoral norte do estado, mas ocorre de forma fraca e isolada. Chove também entre o Sergipe e norte do Maranhão, mas também com fraca intensidade. Já no interior nordestino, o tempo segue seco, com a umidade relativa do ar baixa.

NORTE

O tempo fica firme em Tocantins. O sol também predomina durante todo o dia em Rondônia, Acre e sul do Amazonas, onde as temperaturas voltam a subir. Nos demais estado, a chuva continua, com os maiores volumes de água ocorrendo no estado do Amapá.

Quinta-feira

SUL

A sensação de frio aumenta nas primeiras horas do dia e tem risco para geada em grande parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além do sul do Paraná. Ainda temos a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que impede a formação das nuvens carregadas pelo Sul do Brasil. Por isso o sol aparece ao longo do dia e não há condições para chover na maior parte da região. Apenas do leste ao norte do Paraná, e leste de Santa Catarina, é que tem áreas de instabilidade e o destaque para estas regiões é de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. O risco para rajadas de vento diminui no litoral de Santa Catarina, mas ainda venta forte no extremo sul gaúcho.

SUDESTE

A frente fria avança mais em direção a costa do Sudeste. O tempo segue instável em grande parte da região, com muitas nuvens e chuva principalmente na parte da tarde. A chuva no estado de São Paulo é mais significativa, e de forma mais persistente ao longo do dia. Nas áreas de divisa entre Minas e Bahia o tempo segue firme, apenas com variação da nebulosidade e com temperaturas mais elevadas ao longo do dia. Enquanto nas demais áreas as temperaturas seguem baixas pela manhã e amenas durante a tarde

CENTRO-OESTE

Novas instabilidades ganham força, devido à uma frente fria que está afastada da costa do Sudeste. As nuvens carregadas aumentam no Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, e tem previsão para pancadas de chuva na parte da tarde. Os volumes não devem ser elevados e as pancadas ocorrem de maneira isolada pelo estado. O noroeste Mato-grossense outras instabilidades causam precipitações de maneira rápida, no final do dia. Entre Goiás e Mato Grosso a umidade relativa do ar aumenta um pouco, mas não há condições para chover. À tarde o tempo fica abafado nestes dois estados

NORDESTE

O tempo segue instável nas áreas litorâneas do Nordeste, porém a chuva perde força no litoral sul baiano e o tempo firme volta a predominar. Os volumes não devem ser tão elevados na maior parte da costa nordestina, com exceção do norte do Ceará. No interior nordestino, uma massa de ar seco garante o dia de sol, com temperaturas elevadas à tarde.

NORTE

A chuva volta a se espalhar pelo Acre e por Rondônia, mas com pancadas isoladas e com baixos acumulados. Os maiores volumes ocorrem na metade norte do Amazonas e grande parte do Pará. Já no Tocantins o tempo segue firme, apenas com variação das nuvens e com temperaturas bem elevadas na parte da tarde.

Sexta-feira

SUL

O dia será marcado por tempo firme predominando em toda a região Sul, com o avanço e a intensificação da massa de ar seco e frio. A madrugada com ausência de nebulosidade deixa o amanhecer bem mais gelado nos três estados, e o risco para formação de geada persiste nas áreas de serra, onde as mínimas se aproximam de 0°C. Ao longo da tarde, com o sol predominando as temperaturas aumentam de forma gradativa e a sensação é mais agradável ao ar livre, porém ainda há friozinho durante a tarde

SUDESTE

A sexta-feira começa com temperaturas baixas na metade sul da região. As instabilidades perdem força no interior do Sudeste, e o tempo firme volta a predominar em grande parte de São Paulo, interior de Minas Gerais. Enquanto no leste mineiro, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, ainda há risco de pancadas de chuva a partir da tarde, devido a circulação dos ventos na costa da região. Ressalta-se que no Vale do Paraíba e no litoral paulista a chuva que ocorre é de maneira fraca e mais no início do dia. Mesmo com o sol voltando a aparecer, as temperaturas seguem amenas em grande parte da região

CENTRO-OESTE

A chuva perde força novamente no Mato Grosso do Sul, mas ainda tem variação da nebulosidade ao longo do dia. Volta a esfriar na metade sul do estado, mas sem risco para geada. O tempo firme predomina em toda a região, e o predomínio de sol durante a tarde eleva as temperaturas, especialmente entre Mato Grosso e Goiás

NORDESTE

A sexta-feira será de tempo instável na costa nordestina, com chuvas mais fortes entre Salvador e Recife. Na costa norte, as pancadas são mais fracas e de forma irregular, enquanto no interior o tempo seco predomina mais uma vez, favorecendo as temperaturas mais altas e a umidade do ar baixa a tarde.

NORTE

A sexta-feira será de pouca mudança no tempo da região Norte. As chuvas seguem espalhadas por grande parte da região, com mais força no oeste do Amazonas e norte do Amapá e Pará. Apenas no Tocantins e no sudeste do Pará o sol predomina ao longo do dia.

Veja mais notícias sobre soja