Consultoria diz que safra de soja colhida foi de 119 milhões de toneladas

Se confirmado este montante, o Brasil ficou a menos de 100 mil de toneladas de se tornar maior produtor mundial da oleaginosa

Daniel Popov, de São Paulo
A produção brasileira de soja em 2017/2018 deverá totalizar 119,4 milhões de toneladas, com aumento de 4,5% sobre a safra da temporada anterior, que ficou em 114,23 milhões de toneladas, segundo previsão da consultoria Safras & Mercado.

Na comparação com o relatório anterior, houve uma elevação de 188 mil toneladas. Em 16 de abril, a estimativa era de 119,231 milhões de toneladas.

Com as lavouras colhidas, a consultoria indica aumento de 4,1% na área, que ficou em 35,202 milhões de hectares. Em 2016/2017, o plantio ocupou 33,815 milhões de hectares. O levantamento indica que a produtividade média deverá passar de 3.409 quilos por hectare para 3.395 quilos.

“Foram feitos apenas ajustes finos em produtividades estaduais. O destaque negativo da temporada ficou com o Rio Grande do Sul, onde a seca trouxe problemas para a metade sul do estado”, diz o analista, Luiz Fernando Gutierrez.

Apesar dos problemas, as boas produtividades registradas na metade norte mantiveram o rendimento médio das lavouras do estado no patamar de 50 sacas por hectare, nível considerado razoável. Os destaques positivos ficam com Minas Gerais em Bahia. “O clima favorável ao longo de praticamente todo o período de desenvolvimento culminou em produtividades recordes em ambos os estados, com média de 63 sacas por hectare”, acrescenta.

Comparativo com o USDA

Se a safra brasileira se confirmar neste patamar indicado pela consultoria, apenas 150 mil toneladas de soja separam o Brasil de se tornar o maior produtor de soja do mundo, já que os Estados Unidos colheram 119,5 milhões de toneladas, segundo dados do Departamento de Agricultura do Estados Unidos (USDA na sigla em inglês).

Para a próxima safra, o USDA já aponta que a safra de soja brasileira será maior que dos EUA. Segundo o relatório divulgado em maio os americanos produzirão 116 milhões de toneladas, contra 117 milhões do Brasil. Basta esperar para ver se esta previsão se confirmará.

Veja mais notícias sobre soja