Caravana do Soja Brasil está em Paranatinga (MT)

Município está otimista com esta safra de soja 2017/2018 e prevê um incremento na produção de até 12%

A Caravana Soja Brasil chega ao município de Paranatinga, na região leste de Mato Grosso, nesta quarta, dia 24. A expectativa entre os produtores é de que a produção fique 12% maior nesta temporada 2017/2018. Além disso, a construção de importantes estradas para escoamento de grãos, está trazendo a região a perspectiva de uma forte expansão de área, com a integração da lavoura-pecuária.

Por lá, a colheita já começou, mas a exemplo de outras localidades, o atraso no plantio, retardou a colheita e por isso o ritmo atual está em 1%. “Se o clima continuar ajudando, teremos uma produção até 12% maior que a safra anterior”, garante o engenheiro agrônomo, Claudio Ducatti.

Mas, ao que tudo indica, o município se prepara para um avanço muito maior na produção. Isso porque a área com pecuária que ocupa 400 hectares no município, pode migrar para grãos, já que novas rodovias para escoar os grãos estão sendo construídas.

“Foi autorizada a construção da MT-130.  Serão 45 km sentido Santiago do Norte e isso é uma notícia muito boa, pois esta questão logística é que trava o avanço das lavouras. A MT-020, até Canarana, já está em construção e deve ficar pronta este ano. Com isso, a região terá uma logística adequada e a produção poderá crescer”, diz o presidente do Sindicato Rural de Paranatinga, Thomas Alves Pasqual.

Com esta possibilidade o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio, ressalta a importância de os serviços da entidade chegarem a regiões que não são fortes em grãos. “Nossa função na Caravana não é só ir a regiões já consolidadas com a soja, mas também em locais onde há espaço para a cultura entrar. E mostrar como o produtor terá suporte para suas ações”, finaliza.