O treinamento do ProInter contempla formação de preços para exportação de produtos e serviços, plano estratégico de internacionalização, análise e posicionamento do produto, consultoria personalizada, câmbio, regimes aduaneiros, marketing e negociação, entre outros. A última fase do programa, de promoção comercial, prevê participação em missões empresariais e feiras especializadas e propicia aprendizado da cultura dos países a serem visitados.
O programa conta com 90 integrantes. Desses, 34 empresas já cumpriram todas as etapas do treinamento e receberam a certificação em cinco de agosto deste ano. A conquista representa um aval para que as empresas possam atuar no mercado internacional e participar de todas as missões organizadas pelo programa.
O ProInter, que começou em setembro de 2008, já apresenta indicadores positivos e reflete o potencial de atuação das MPE brasileiras. Para 19 empresas, atuar no mercado internacional já é uma realidade. Em apenas um ano, elas faturaram US$ 9 milhões em exportações de bens. Outras efetivaram a formação de joint ventures no valor de 15 milhões de euros.
Robôs móveis
A Subsea Integrity Engenharia e Projetos (SUBSIN) é um dos exemplos do alcance do programa. Criada em abril de 2008, contou com investimentos do Criatec ? Fundo de Investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Nordeste (BNB). A SUBSIN atua na garantia da integridade de equipamentos, combinando inspeção através de robôs móveis, desenvolvidos na própria empresa, com sofisticadas análises de engenharia focadas no mercado de óleo e gás.
? Estamos associados com a Principiá, consultoria francesa, em uma joint venture, atuando no mercado brasileiro. Temos planos de expansão para outros países e nosso primeiro foco é o Golfo do México. O ProInter abriu um leque de oportunidades, ao qual dificilmente teríamos acesso atuando sem apoio institucional ? avalia o empresário Melquisedec Santos.
? Mais do que aumentar o volume de exportação de produtos e serviços, o ProInter trabalha com metas que envolvem transferência de tecnologia, parcerias comerciais e atração de investimento ? explica a gerente do ProInter P&G, Miriam Ferraz, do Sebrae no Rio de Janeiro.
A Petrobras, uma das parcerias, atua como empresa-âncora, dando oportunidade para que MPE brasileiras possam fornecer seus produtos e serviços em oito dos 27 mercados onde está presente.
? Isso sinaliza que elas têm padrão de excelência. Atender a Petrobras significa estar preparada para trabalhar com outras operadoras, tanto interna quanto externamente ? comenta Ferraz
O Programa de Internacionalização também tem entre seus parceiros a Agência Brasileira de Promoção à Exportação e Investimentos (Apex), a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Associação Brasileira de Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e a União Europeia. As ações estão alinhadas com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), do governo federal.