Desafio Nacional da Máxima Produtividade do CESB bateu recorde de inscrições na temporada 2016/2017, com mais de cinco mil participantes.
Daniel Popov, de São Paulo
Em apenas sete anos, a produtividade média das áreas vencedoras do Desafio Nacional de Máxima Produtividade, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), aumentou 71,5%, passando de 82,8 sacas por hectare em 2008/2009, para 142 na 2014/2015. Se esta evolução já era comemorada, imagine então aumentar ainda mais a produtividade? Segundo o presidente da entidade, Nery Ribas, em 2016/2017 diante de uma safra tão produtiva, de 113 milhões de toneladas e produtividades médias muito acima do há grandes chances de isso acontecer.
Para começar, o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja 2016/2017 recebeu número superior a cinco mil inscrições de produtores, 12% superior ao maior volume de participantes registrados no ano passado, 4,4 mil. “Nós queríamos exatamente isso, que técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, empresas e produtores entendessem que o desafio do CESB não é só um concurso, mas um meio de evoluir e trocar informações para melhorar suas lavouras”, comemora Ribas.
Relembre esta história:
Produtor alcança 140 sacas por hectare e vence desafio
Apesar de não saber ainda quem foi o campeão desta temporada, nem o estado que abriga tal recorde, já que os dados ainda estão sendo compilados (Paraná e Rio Grande do Sul demoraram mais para finalizar a safra), Ribas garante que o resultado é só um detalhe. “Se pensarmos que em pouco tempo avançamos tanto na produtividade a ponto de, neste ano, segundo dados da Conab, quase todos os estados colheram uma média acima de 50 sacas. Esse é o legado que queremos deixar, de produtores informados, aplicando as melhores técnicas em busca de resultados que tragam rentabilidade e sustentabilidade”, diz o presidente do CESB.
O evento para conhecer os vencedores, o Fórum Nacional de Máxima Produtividade do CESB Safra 2016/2017, acontecerá no dia 13 de junho em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, no espaço da Casa de Evento Gran Palazzo.
Os convites são gratuitos e limitados (segundo a entidade estão quase acabando) e para adquiri-los o interessado deve ligar para (15) 3418-2021 e garantir sua vaga.