No Piauí, produtividade da soja mais do que dobra em um ano

Com o favorecimento do clima nas lavouras da região, a produção média que era de 19 sacas por hectare em 2015/2016, superará as 50 sacas nesta temporada

Sebastião Garcia, de Uruçuí
Os produtores de soja do Piauí estão otimistas com a safra 2016/2017. O clima colaborou para o desenvolvimento das lavouras e o resultado foi um expressivo aumento de produtividade. Para a Aprosoja do estado os números estimados pela Conab serão ultrapassados facilmente, ou seja, o recorde de produção será acima de 2 milhões de toneladas.

A área cultivada com soja no Piauí passou de 565 mil hectares, em 2015/2016, para pouco mais de 680 mil hectares, neste ano, alta de 21%. Já a produtividade, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), teve um incremento de um ano para o outro impressionante. No ano passado, por conta da seca prolongada, o Piauí produziu uma média de 19 sacas por hectare, uma lástima. Hoje, os produtores estão conseguindo mais de 50 sacas, mas a Conab prevê algo em torno de 48 sacas para esta temporada.

Fórum Soja Brasil 2016/2017
increva-se ja ABERTURA PLANTIO COM BRANCO 2

Se a Aprosoja-PI estiver correta, a expectativa é de uma colheita muito superior a 2 milhões de toneladas. “O que está no campo hoje, a permanecer este clima, tem um potencial muito maior que 50 sacas por hectare, pode chegar a 55 sacas por hectare em média. E aí fatalmente ultrapassaríamos os dois milhões de toneladas, que é o que a gente espera para recuperar o ano passado”, comenta Altair Fianco, presidente da entidade.

No Piauí as lavouras são grandes extensões verdinhas, que mais parecem um mar. Só a fazenda Progresso, no sul do estado tem mais de 30 mil hectares com soja. E olha que não é a maior daqui, mas abrange três municípios. Com o bom andamento do clima, o produtor Gregory Sanders está feliz da vida. Ele explica que a soja foi plantada no dia 22 de novembro e é uma cultivar de 105 dias, de ciclo curto. Ela se desenvolveu bem e a produtividade vai passar tranquilo das 50 sacas por hectare. “Se a coisa continuar do jeito que está, não passa de três dias sem chuva, sol, a coisa continuará muito favorável. Realmente está se desenhando uma safra recorde aqui para nós”, garante Sanders.

Mas, como em qualquer outro lugar, a logística para transportar a safra já começa a preocupar. Passamos pela Transcerrado , importante rodovia para o escoamento da safra. São 340 quilometros de estrada. Deste total, 117 já foram licitados há quatro anos para serem asfaltados. Pouco mais de 70 km foram feitos até agora. Em alguns pontos foi difícil passar. Imagine um caminhão na colheita. “É um problema que onera demais o frete e principalmente na época da colheita. Com chuva alguns trechos dela fica intransitável. Em algumas situações isso impacta em 20% nos resultados”, conta Sanders.

IMG-20170217-WA0010

O Governador do Piauí, Wellington Dias, falou sobre os problemas de infraestrutura para o agronegócio no estado, logo após seu avião pousar na pista da fazenda Progresso, porque é a única que existe na região. “A Transcerrado vai prosseguir. A empresa está autorizada e tem recursos . Ela parou momentaneamente por conta do excesso de chuva. Neste período, há dificuldade para trabalhar. Mas, tão logo a gente tenha condições para, tecnicamente poder prosseguir, isso acontecerá”, garante Dias.

Veja mais notícias sobre soja

chamada whatsapp