As vagas para o primeiro Fórum da quinta edição do Projeto Soja Brasil são limitadas, aproveite para garantir a sua
A cidade de Cascavel (PR) sediará em 28 de julho o Fórum Soja Brasil – Safra 2016/2017 – Custos de Produção: Clima e Perspectivas de Mercado. O evento celebra o Dia do Agricultor e marca o início da quinta temporada do Projeto Soja Brasil . Com realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Brasil (Aprosoja Brasil), o projeto tem objetivo de promover a capacitação dos profissionais do campo de todo o País por meio de cursos e palestras.
A primeira parada do projeto acontece na Sociedade Rural do Oeste do Paraná, a partir das 8h30, e será marcada pelo debate sobre a instabilidade do clima em ano do fenômeno La Niña, além das perspectivas econômicas para a safra. A programação será veiculada ao vivo pelo Canal Rural e pela internet, a partir das 9h. Os telespectadores também poderão encaminhar perguntas aos painelistas pela fan page do projeto no Facebook. O fórum é aberto ao público e as inscrições gratuitas podem ser feitas através deste link.
Considerado o segundo maior produtor de soja do Brasil, o Paraná receberá o evento de estreia do projeto. Para José Sismeiro, presidente da Aprosoja local, a região se destaca pelo clima propício e terras férteis para o plantio, além de produtores comprometidos com investimento em novas tecnologias. “O Soja Brasil é o maior projeto do mundo dedicado a qualificação do profissional do campo e é uma satisfação recebê-lo. Esse é o momento para trocarmos informação técnica de qualidade, promovermos a difusão de conhecimento e onde temos diagnóstico real do que acontece no Brasil desde o plantio até a colheita”.
Julio Cargnino, diretor de conteúdo do Canal Rural, ressalta o ineditismo do projeto e sua relevância, sobretudo no cenário atual do País. Durante a edição passada, na safra 2015/2016, foram percorridos 11 Estados, 77 mil quilômetros, em mais de 82 municípios. Para o executivo, em função dos desafios dos produtores em relação às incertezas sobre o clima, política e mercado, é ainda mais necessário que os profissionais do campo se mobilizem para participar. “Nunca estivemos diante de tantos desafios como neste ano e o projeto chega justamente para dar suporte na tomada de decisões no campo e fora dele. Em 2015 tivemos eventos com mais de mil participantes e a ideia é que nesta edição mais pessoas ainda façam adesão”.
Qualificação e atualização profissional – a programação começa com o painel Os Desafios da Biotecnologia na Safra 2016/2017, com Adriana Brondani, diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). Em seguida, os painelistas Desirée Brandt, meteorologista da Somar Meteorologia, Paulo Molinari, analista de Mercado da Safras & Mercado e um representante da Embrapa, do Projeto Avaliação de Riscos Agropecuários, debatem com Marcos da Rosa, presidente da Aprosoja Brasil, o painel La Niña e Mercado – Influências do Clima e da Economia da Safra 2016/17.
Para o painel Crédito e Seguro Rural para Safra 2016/2017 estarão presentes Ângelo Gemignani Sobrinho, do Instituto Brasileiro Para o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio (IBDAGRO) e Luiz Roberto Foz, consultor especialista em Seguros, para debate com José Sismeiro, da Aprosoja Paraná.
Além da programação técnica, o Fórum Soja Brasil vai felicitar os sojicultores pelo Dia do Agricultor com almoço e show exclusivo de Rodrigo Freitas e banda. “Apostamos em uma programação mais festiva para celebrar a data. Queremos agregar esse sentimento, transmitir a celebração e o reconhecimento do trabalho árduo de quem atua no campo”, finaliza Cargnino.
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors. O apoio nos eventos é de Yara Brasil Fertilizantes.
A programação completa pode ser conferida aqui!