Fórum será realizado no principal município produtor do estado e vai projetar os desafios de mercado e clima para a safra 16/17; evento vai premiar o Personagem Soja Brasil
O município de Maracaju, no sudoeste de Mato Grosso do Sul e maior produtor de soja do estado, recebe o fórum de encerramento da quarta edição do Projeto Soja Brasil. O evento será realizado na próxima quinta, 7 de abril, a partir das 18h (horário local), na sede do Sindicato Rural da cidade. Para participar, basta fazer sua inscrição neste link.
O tema do encontro será debater o planejamento para o próximo ciclo da oleaginosa. O meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, por exemplo, vai abordar em sua palestra no evento, questões ligadas aos fenômenos El Niño e La Niña e o prognóstico do clima no estado para a próxima safra de soja. Também haverá debates sobre o mercado da soja para a temporada 2016/2017.
Além das palestras com especialistas, o evento também vai premiar os ganhadores do concurso cultural Personagem Soja Brasil, nas categorias: produtor rural, pesquisador e voto popular.
Maracaju é o principal produtor de soja do Estado com 260 mil hectares de lavoura.
Governador confirma presença
O presidente da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja-MS), Christiano Bortolotto, formalizou o convite ao governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que confirmou sua presença o evento que encerra a safra de soja 2015/2016.
Para Azambuja, o Fórum Soja Brasil é uma iniciativa importante para Mato Grosso do Sul, não só devido à importância do estado no cenário nacional de grãos, mas também por causa das informações que serão difundidas no evento.
Durante a reunião, o presidente da Aprosoja-MS e o governador também falaram sobre o avanço da colheita de soja no estado, principalmente sobre os números positivos da safra 2015/2016 desse grão, cuja estimativa é que chegue a 7,5 milhões de toneladas.