Operação investiga suposto esquema de sonegação fiscal em empresas do RS

Mandados de busca e apreensão em 13 metalúrgicas de Caxias do Sul (RS) foram cumpridos nesta sextaO Ministério Público do Rrio Grande do Sul e a Receita Federal deflagaram nesta sexta, dia 24, uma operação para desarticular um suposto esquema de sonegação de ICMS por um grupo de 13 empresas do ramo metalúrgico de Caxias do Sul, na serra gaúcha. Denominada de Operação Brilhante, a ação cumpriu dez mandados de busca e apreensão de documentos, equipamentos de informática e outros elementos.

De acordo com o promotor de Justiça Aureo Gil Braga, além do crime fiscal, cujas penas vão de dois a cinco anos de reclusão, existe a “blindagem” patrimonial e pessoal dos administradores de fato, através da utilização de “laranjas”, empresas de fachada, e a caracterização de delitos de falsidade ideológica.

Conforme Braga, o suposto esquema de sonegação de ICMS consistia na omissão de vendas, na existência de “caixas 2 e de contabilidades paralelas”, subfaturamento e na escrituração de créditos falsos.

As empresas envolvidas nas fraudes já haviam sido autuadas pela Secretaria Estadual da Fazenda em R$ 20 milhões, porém, as supostas práticas ilícitas teriam se mantido e os montantes de sonegação de ICMS extrapolariam estas quantias.