Em parceria com o Senar-MT, auditório móvel do Canal Rural percorreu 20 municípios do principal estado produtor de soja do país, percorrendo cinco mil quilômetros
A Caravana Soja Brasil terminou sua viagem por Mato Grosso. Foram 20 municípios percorridos entre dezembro e janeiro. As últimas cidades a receber a capacitação oferecida pelo Canal Rural e Senar-MT foram Itiquira e Alto Araguaia.
O município de Itiquira recebeu a Caravana Soja Brasil pela primeira vez. Uma boa oportunidade para quem vive no campo aprimorar seus conhecimentos.
– Mais informação é sempre melhor. Hoje tivemos palestra sobre aplicação de defensivos, você está aprendendo sobre novas tecnologias, como utilizar os bicos certos. Isso é muito importante, a gente se atualiza e leva essas informações – afirma o produtor rural Fabiano Poletti.
– [A Caravana] é muito importante, ela traz esclarecimento, coisas novas para os agricultores. É uma ferramenta muito importante, é uma iniciativa que tem que continuar, nós vamos lutar para todos os anos ter a Caravana Soja Brasil em Itiquira – afirma o presidente do Sindicato Rural da cidade, Roberto Carlos Montagna.
Após Itiquira, a Caravana seguiu para Alto Araguaia. De todas as áreas agricultáveis do município, apenas 20% é destinado para a soja, mas esta realidade pode mudar. O produtor Renato Carvalho é um exemplo, ele pretende apostar em uma área maior para o agricultor.
– Estou querendo entrar na agricultura, para poder adaptar nossos bois na área de agricultura, depois que tira a soja e o milho. Isso pode ajudar também na pecuária – argumenta.
Depois de quatro semanas de viagem, entre dezembro e janeiro, a Caravana Soja Brasil visitou 20 municípios produtores de Mato Grosso. Esta segunda etapa, entre 11 e 23 de janeiro, mais de 800 produtores foram atendidos. Juntando com a primeira etapa, foram mais de dois mil produtores atendidos e mais de cinco mil quilômetros rodados.
– Nosso objetivo é levar para o produtor mais conhecimento na área de tecnologia de aplicação, Manejo Integrado de Pragas (MIP) e isso foi atingido. Nós percebemos que existe este interesse do produtor. Nós saímos muito satisfeitos, temos certeza que conseguimos cumprir nossa missão de levar conhecimento ao produtor e ao trabalhador rural – afirma a analista de projetos do Senar-MT, realizadora da Caravana no estado, Daniela Niccioli.
Veja a reportagem: