As aulas têm apoio do Sebrae no Distrito Federal e ensinam a montagem de diversos arranjos. Não é necessário ser florista para participar. A ideia é incentivar o consumo e a produção dos enfeites florais, assim como mostrar novas tendências para quem já é do ramo ou deseja se inserir nele.
O setor de flores está em constante crescimento no Distrito Federal, mas, segundo o presidente do Sindicato de Flores e Plantas, Açougue e Peixaria, Hortifruti Granjeiro e Mini Mercados do DF (Sindigêneros), Joaquim Pereira dos Santos, a área enfrenta o problema da falta de mão de obra qualificada.
? Esperamos que as aulas ajudem a diminuir as carências das empresas ? afirma ele.
Há 21 anos trabalhando com flores e plantas, Joaquim Pereira é um dos professores do curso. Ele explica que o cronograma foi elaborado com base no que é mais procurado pelos clientes e o que deve ser moda nos próximos meses.
? Preparamos a montagem de uma série de arranjos decorativos e buquês para presentes e para noivas ? comenta o presidente do Sindigêneros.
Mais conhecimento
O auxilio do Sebrae às aulas faz parte de uma série de ações do projeto de flores e plantas ornamentais da instituição.
? Nossa missão é fomentar o crescimento das micro e pequenas empresas do setor e incentivar a formalização de novos negócios ? explica a gestora do programa no Sebrae no Distrito Federal, Rafaela da Mota.
Maria Eunice Pereira pode ser uma futura empresária. Após aposentar-se, viu no mundo das flores uma oportunidade de se manter ativa.
? Comecei a trabalhar com plantas desde 2007. Por enquanto, faço arranjos apenas por hobby, mas já vendi alguns para pessoas próximas. Acredito que o curso vai me ajudar a ter mais conhecimento e, quem sabe, não posso abrir minha própria empresa de flores ? contou Maria Eunice.
A paixão pelas flores não tem idade. Longe da aposentadoria, a universitária Patrícia Valero também integra a turma do curso de Arte Floral.
? Vim apenas por curiosidade. Já tentei fazer alguns arranjos em casa, mas não tenho técnica ainda. Estou ansiosa para aprender como são montados os buquês ? disse Patrícia.
Em busca do aperfeiçoamento, a colaboradora da Fascinação Flores Francisca Lusilândia espera melhorar sua prática nos arranjos decorativos.
? Estou há um ano na floricultura e quero me reciclar, aprender mais. Meu chefe foi a pessoa que mais me incentivou a assistir as aulas ? enfatiza Francisca.
Para o dono da Transplantas, Leonardo Tinen, o apoio do Sebrae para realização do curso é extremamente relevante ao setor.
? Precisamos de qualificação, cursos de atendimento e paisagismo para ajudar no desenvolvimento das atividades dos floristas ? conclui Leonardo.
Quem tiver interesse em obter mais informações sobre o projeto de flores e plantas ornamentais do Sebrae no Distrito Federal pode entrar em contato pelo telefone 0800 570 0800.