Área irrigada em Primavera do Leste apresentou a presença do fungo e liga o alerta para o surgimento da doença na região
O município de Primavera do Leste, em Mato Grosso, registrou o primeiro caso de ferrugem asiática em lavoura comercial no estado na última segunda, dia 4, aponta o Consórcio Antiferrugem. A doença foi encontrada em uma lavoura com pivô de irrigação, que foi semeada em 22 de setembro. O surgimento abre o alerta para a propagação da doença na região.
• Norte e leste de Mato Grosso seguem afetados pela estiagem
Na safra 2014/2015, Mato Grosso registrou 31 casos da doença, sendo sete em soja voluntária e o restante em lavouras comerciais. A diferença é que o primeiro foco em uma lavoura comercial ocorreu muito antes em novembro de 2014. Até o momento, são sete casos, sendo seis em soja guaxa.
Esta demora no surgimento da ferrugem se deve ao clima no principal estado produtor de soja. As chuvas demoraram a chegar e afetou o plantio e o desenvolvimento das plantas. Neste mês, as precipitações voltaram, mas agora a chuva, que deveria ajudar, já afeta a colheita da safra.