Senai terá laboratório voltado ao setor coureiro-calçadista no Rio Grande do Sul

Serão possíveis análises de certificação de produtos em nível internacionalNesta quarta, dia 29, o setor coureiro-calçadista passará a contar com uma Central Analítica de Laboratórios e Laboratório de Pesquisa do Centro Tecnológico do Couro Senai, em Estância Velha (RS). A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e vai a atender à grande demanda do segmento para análises específicas de certificação de produtos em nível internacional.

O local é composto por laboratórios de ensaios físico-químicos, físico-mecânicos, histológicos, microbiológicos e de análise química instrumental direcionados ao controle de qualidade de peles, couros, componentes para calçados, insumos químicos, bem como para caracterização de efluentes dos mais variados ramos industriais. Com este investimento, a capacidade instalada dos laboratórios aumentou em 50% e o número de atendimentos e ensaios deverá duplicará até o final de 2012.

Poderão ser feitas, entre outras coisas, controle da qualidade em insumos, análises em efluentes dos mais variados ramos industriais, águas de poços, águas de caldeira e de processos, conforme os principais parâmetros exigidos pela fiscalização ambiental. Poderá ser verificada, também, a utilização de substâncias de uso restrito em couros. O laboratório está equipado com espectrômetro de absorção atômica, cromatógrafo gasoso com detector de Massas ? GCMS, Cromatógrafo Líquido de Alta Performance ? HPLC e espectrômetro de absorção Molecular UV-Visível de última geração.