A idéia defendida pelo órgão é mudar o modelo de produção atual para aproximar o produtor do consumidor por meio da ampliação de pontos públicos de venda direta. Segundo o presidente do conselho, a revisão dos circuitos agropecuários é fundamental para driblar a alta dos preços dos produtos alimentícios.
? E preciso que a política apóie uma agricultura de base familiar e principalmente modelos que valorizem nossa diversidade de hábitos, que reaproxime produção e consumo, já que o sistema foi criado com base na construção de grandes oligopólios nas mãos de grandes exportadores ? disse Renato Maluf.
Na reunião, que ocorre até quarta-feira, dia 2, em Brasília (DF), os 27 conselheiros estaduais discutem medidas para aumentar a troca de informações na cadeia produtiva, diminuir distâncias, custos de alimentos e aumentar a segurança alimentar.
? Com isso o próprio consumidor passa a conhecer a realidade da agricultura e os agricultores vão conhecer suas responsabilidades para com a alimentação segura e o consumidor ? disse a presidente do Consea do Paraná, Sílvia Rigon.
Consea defende revisão do circuito agropecuário para driblar alta dos preços dos alimentos
Órgão propõe aproximação de consumidores e produtores com ampliação dos pontos de venda diretaO Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) propôs nesta segunda-feira, dia 30, a revisão da política nacional de abastecimento tendo por base a agricultura familiar como saída para a crise no setor de alimentos no país. A Comissão Permanente dos Presidentes dos Conseas Estaduais se reuniu para discutir o edital de apoio à implantação dos Sistemas Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional.