Segundo o presidente do Núcleo Sudeste de Criadores de Hereford e Braford, Gustavo Isaacsson, o encontro reuniu uma representação “muito expressiva” das raças, levando seus nomes e o da Associação, de Esteio para o interior, com a participação de 180 animais rústicos e 60 a buçal.
Na quinta, dia 30, ocorreu o julgamento das raças com os jurados Hector Bonomi e Martín Gill. Bonomi ressaltou que os animais são avaliados de acordo com sua função e as raças hereford e braford são conhecidas por sua carne de qualidade e a carcaça mais pesada. Disse, ainda, que além de atender às indústrias, é necessário avaliar como os produtores interagem com os animais e o sistema pastoril da região.
A exportação de genética destes animais já tem grande reconhecimento em todo o Mercosul. O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa, diz que o Projeto Brazilian Hereford e Braford, com o apoio da Apex Brasil, já conquistou a primeira venda de embriões para a Bolívia, “o que corresponde a 60% de tudo o que foi comercializado para a exportação de embriões em todo o país em 2009″.
Hoje, às 18h, ocorre o coquetel de entrega de prêmios, no Pavilhão Álvaro Azevedo, e, para finalizar, às 20h, no mesmo local, o Remate da Exposição. Confira mais detalhes sobre a Expofeira no clicRBS Pelotas.