Semana começa com diminuição de chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Já a região Nordeste receberá um grande volume de precipitações nos próximos dias. Confira a previsão para 15 dias em municípios de cada estado! Quer a previsão para sua cidade? É só pedir, veja como é fácil!

Apesar de as chuvas não cessarem na maioria dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os volumes recebidos devem ser menores neste início de semana apontam dados da Somar Meteorologia. Nas regiões Norte e Nordeste a condição é oposta e há previsão para grandes temporais.

Faça como os produtores de soja abaixo, curta a página no Facebook do Soja Brasil e nos mande o nome da sua cidade e no dia seguinte destacaremos a previsão do tempo para 15 dias para sua região!

Segunda-feira, dia 18

SUL

Sol predomina na maior parte do dia e chuva isolada no final da tarde sobre a metade sul do Rio Grande do Sul, enquanto nas demais áreas da região as pancadas seguem acontecendo devido a influência da área de baixa pressão atmosférica e, principalmente, pela circulação de ventos em altitude. O tempo é mais fechado ao longo do dia e as pancadas são fortes em Santa Catarina e Paraná, por conta dos ventos que sopram do mar. Nas demais áreas o sol aparece e as pancadas acontecem entre a tarde e à noite.

Previsão solicitada por Guy Tsumanuma

SUDESTE

A área de baixa influência traz menos chuva sobre a região. Porém, ela ainda ajuda a organizar a umidade da Amazônia e chove forte em grande parte de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte e Brumadinho. Já no norte paulista e sul mineiro, a chuva é em forma de pancadas à tarde, podendo ser mais intensa em algumas cidades. Em toda a região, as temperaturas se elevam em relação ao dia anterior, exceto no leste mineiro por conta da grande quantidade de nuvens no céu.

CENTRO-OESTE

A área em que a chuva é mais volumosa é entre os extremos oeste de Goiás e o nordeste do Mato Grosso, com acumulado que deve passar dos 70 mm, além de raios e trovoadas que não são descartados. Salienta-se que o corredor de umidade que atua sobre a região explica esses altos índices de precipitação.

Previsão solicitada por Jaison Cordeiro

Previsão solicitada por Hérik Pelizaro

NORDESTE

Chuva em todo o Nordeste, entre o sul do Maranhão e do Piauí os acumulados podem atingir os 70 mm e as chuvas acontecem com raio e trovoadas. No norte do Ceará também há previsão para temporais que chegam aos 50 mm, devido a forte influência da ZCIT na região. O oeste da Bahia também apresenta condições para ocorrência de tempestades que podem acarretar volumes de chuva entre 40 e 50 mm. Nas demais áreas as pancadas acontecem entre períodos de melhoria, o que mantém a temperatura elevada.

NORTE

Segunda-feira de chuva na maior parte do norte do país. Com todas as regiões apresentando condições para pancadas que acontecem entre períodos de melhoria e de forma isoladas.

Previsão solicitada por Janete Tomm

Terça-feira, dia 19

SUL

O volume de chuva diminui entre Curitiba e Santa Catarina, mas pancadas isoladas não são descartadas, já que o sistema de baixa pressão atmosférica que atuava próximo da região, se desloca agora mais para o meio do oceano, entretanto ainda existe a circulação de altos níveis que influência nessas áreas, deixando o tempo instável.

SUDESTE

A chuva perde ainda mais força nesta terça-feira em Minas Gerais. Áreas de instabilidade ainda favorecem grandes volumes de chuva no leste mineiro. Nas demais áreas da região, as pancadas são mais fracas e isoladas. As máximas já se aproximam dos 30°C, alguns locais até ultrapassam esse valor, voltando a sensação de calor nos quatro estados do Sudeste.

CENTRO-OESTE

O corredor de umidade que agia sobre a região Centro-Oeste migra para oeste e a chuva diminui, principalmente em Goiás. Ainda há previsão de pancadas de chuva ao norte do estado mato-grossense. Com acumulados que podem atingir os 40 mm. Não são descartadas pancadas Isoladas no Mato Grosso do Sul, mas com intensidade menos expressiva que nos demais estados.

NORDESTE

Ainda existe condição para pancadas de chuva em todo a região, mas os volumes esperado são menos significativos. No litoral entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte as temperatura continuam amenas por causa da presença de nebulosidade.

NORTE

Segue sem alteração nas condições de instabilidade que favorecem a formação de pancadas isoladas de chuva em toda a região norte do país. Nos próximos dias, a temperatura segue elevada em toda a região, garantindo dias quentes e abafados, com risco de pancadas a partir da tarde.

Veja mais notícias sobre soja