A Bahia produziu 2,74 milhões de toneladas de soja em uma área de 905 mil hectares, contribuindo com 57,58% da produção regional. Minas Gerais alcançou 6,37 milhões de toneladas de milho em área de 1,3 milhões de hectares, contribuindo com 63,5% da produção regional.
O zoneamento agrícola de risco climático indica períodos de plantio por município, por tipo de solo e por ciclo de cultivares, de forma a reduzir as chances de adversidades climáticas. De acordo com os indicativos, a probabilidade é de que ocorram oito anos favoráveis a boas colheitas, em um horizonte de dez anos.
A escolha da época de semeadura, indicada pelo estudo de zoneamento é fundamental para evitar quebra na produção da cultura. A regionalização das épocas do plantio tem como objetivo principal a redução dos riscos associados aos fatores climáticos.
Metodologias utilizadas e municípios que atendem aos parâmetros de risco climático para o cultivo da soja e do milho nos estados estão nas notas técnicas anexas a cada uma das cinco portarias publicadas.