Pescadores da Grande Porto Alegre comparecem em peso às urnas

Mesmo quem não precisava fez questão de votarPescadores da região metropolitana de Porto Alegre compareceram em peso neste domingo, dia 3, às urnas. Na Ilha da Pintada, que reúne centenas de famílias ligadas à atividade, até quem não precisava fez questão de votar.

O pescador Salomão Oliveira chegou de barco para votar – é o melhor acesso de onde mora até o local da votação. Ele levou junto dois dos 16 netos. Nessas eleições ele não precisaria mais votar, pois já tem mais de 70 anos. Porém, fez questão de comparecer e dar o exemplo de cidadania.

? A gente deve votar, mostrar que nós somos brasileiros e democráticos. Isso vem de família, meu pai votou até os 84 anos, eu quero ver se chego lá ? diz.

Oliveira é integrante da Colônia Z5, entidade que reúne mais de 1,2 mil pescadores das ilhas de Porto Alegre e região. Para o presidente da associação, Vilmar Coelho, os próximos governantes deverão pensar em projetos específicos para o setor. Segundo ele, apenas linhas de financiamento não resolvem o problema.

? É importante fazer o trabalho com o pescador, visando principalmente a matéria-prima. porque nós estamos vendo a coisa assim: vamos equipar o pescador, vamos comprar isso, vamos comprar aquilo. Porém, se não tem matéria prima, de que jeito ele vai pagar? ? indaga o dirigente.

Vilmar Coelho dá a receita para quem vai ocupar os cargos a partir de janeiro de 2011.

? Bota o pescador para fazer o replantio da mata ciliar, a parte que toca pra ele, a parte ambiental. Então isso seria uma medida ? avalia.

Salomão Oliveira sabe bem o que o povo quer e precisa depois destas eleições.

? A mudança que o povo quer é sinceridade e pessoas de caráter para administrar nosso país. Os políticos estão devendo isso ainda para nós ? conclui.