Caravana Soja Brasil passou pelo município e apresentação sobre como é possível agregar valor ao milho produzido trouxe uma nova visão para os agricultores
Com 19 anos de emancipada, Nova Ubiratã, a cerca de 500 quilômetros de Cuiabá é a segunda cidade a receber a Caravana Soja Brasil realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Canal Rural e diversos outros parceiros em 2015.
Falta de chuva e as pragas que começam a atacar a lavoura são as principais reclamações dos produtores rurais da região. Em busca de informações e conhecimento mais de 50 pessoas participaram das palestras e oficinas realizadas nesta terça e quarta, dia 25.
• Qualificação para maquinário atrai produtores de Vera (MT)
Há menos de 30 dias na presidência do Sindicato Rural de Nova Ubiratã, o produtor Albino Castilho Ruiz enfatiza a importância dos assuntos discutidos durante o Soja Brasil que estaciona em Nova Ubiratã pela primeira vez. Além do etanol de milho, a Caravana leva ainda oficinas sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP), Tecnologia de aplicação de defensivos para o setor de máquinas e implementos agrícolas.
Vivendo há cerca de 30 anos na região, o presidente do Sindicato popularmente chamado de Bino, planta 4300 hectares de soja e cria gado de leite. Na opinião dele os palestrantes da Caravana trouxeram informações e muito conhecimento.
Etanol de milho
Na noite desta terça, dia 24, o conselheiro do Senar-MT, Glauber Silveira falou sobre o impacto do etanol de milho na renda do produtor. Entusiasmado com o negócio, Silveira mostrou dados que revelam que a produção de etanol de milho é uma atividade bastante rentável para o produtor rural. Ele garante que é uma excelente oportunidade de negócios.
A segunda palestra da noite foi com o engenheiro de desenvolvimento e especialista de processos da Dedini Indústria de Base, Marcílio Gurgel. “Produza etanol e aumente seu lucro com a safra de milho” foi o tema abordado. Ele também explicou com detalhes como funciona uma usina flex compartilhada e a dedicada, que é um outro modelo. Assim como Silveira, Gurgel também acredita que o etanol de milho é um bom negócio.
Apesar de ainda ser novidade para alguns, o assunto chama a atenção e desperta a curiosidade daqueles que assistem às palestras. O empresário Alair Antonio Elgert além de participar do Soja Brasil em Vera, também esteve presente em Nova Ubiratã. O empresário avalio a produção de álcool de milho como um bom negócio.
– As palestras nos trouxeram informações que mostra que o etanol de milho é aceitável e tem tecnologia aceitável para o nosso mercado – comenta.
Com informações do Senar-MT.