A contagem oficial dos votos em Mato Grosso só foi concluída na manhã desta segunda, dia 4. Reeleito, Silval Barbosa, do PMDB, conquistou quase 760 mil votos, cerca de 287 mil a mais que o segundo colocado. Entre as diferentes lideranças da classe produtora, a repercussão foi semelhante. Para a associação dos criadores, a vitória em primeiro turno deve significar a continuidade de projetos desenvolvidos em prol do setor.
Por telefone, o presidente da Famato também comentou a reeleição do governador. Rui Prado considerou importante a vitória de Barbosa e disse que agora o setor espera que compromissos assumidos durante a campanha sejam cumpridos. Entre eles, a redução do valor do ICMS sobre produtos agropecuários em algumas regiões do Estado e, principalmente, a revisão do MT Legal, programa de regularização ambiental criado pelo governo de Mato Grosso.
A questão ambiental também está na lista de expectativas do Sindicato Rural de Cuiabá que, além disso, cobra uma atuação mais contundente em outros assuntos que preocupam o setor. O diretor financeiro do sindicato, Julio Cezar Ferraz Rocha pede uma presença maior do governo junto a temas como a concentração de frigoríficos, que prejudicam os pecuaristas de Mato Grosso.