Embrapa promove Fórum da Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária

Evento reunirá 125 pesquisadores dos dois países para debater projetos agrícolas, que serão financiados com US$ 3 milhõesMais de 120 pesquisadores brasileiros e africanos vão debater projetos na área agrícola durante o Fórum da Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária, que será realizado entre esta quarta, dia 6, e quinta, 7, em Brasília. As tecnologias para aumentar a produtividade e as ações de melhoramento do manejo de recursos naturais estão entre os temas que serão abordados.

Os projetos selecionados serão financiados por organizações internacionais. Para os próximos três anos, já estão disponíveis US$ 3 milhões. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, participa da abertura, nesta quarta.

Além de pesquisadores, o evento, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), contará com representantes do Banco Mundial, Agência de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, Fórum para Pesquisa Agrícola na África, Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Agência Brasileira de Cooperação, Ministério da Agricultura e Embrapa.

O fórum dá continuidade às ações iniciadas no Diálogo Brasil-África para Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, lançado em maio de 2010. Na ocasião, o ministro Wagner Rossi sugeriu a participação de técnicos africanos em cursos ministrados no Centro de Estudos Estratégicos e Capacitação em Agricultura Tropical da Embrapa, com o objetivo de promover a segurança alimentar.

A solenidade de abertura será realizada no auditório José Irineu Cabral, Edifício-Sede da Embrapa, final da W3 Norte – Parque Rural, Brasília (DF). Mais informações no endereço eletrônico: www.africa-brazil.org.