Pedido da Aprosoja-MT ao governo do estado propõe que o novo prazo passe para 31 de janeiro de 2016 por causa do atraso na semeadura em função do clima seco
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) solicitou à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) que a data limite da semeadura de soja seja prorrogada em 30 dias. O pedido visa dar condições legais para os agricultores que não tiverem conseguido concluir o plantio devido à estiagem.
• Entidades de Mato Grosso pedem decreto de situação de emergência
A limitação na data do plantio de soja em Mato Grosso é definida pela Instrução Normativa Conjunta SEDEC/INDEA-MT Nº 002/2.015, que fixa a data de 31 de dezembro como o prazo final para a semeadura. A solicitação da entidade é que o plantio seja extraordinariamente permitido para até 31 de janeiro de 2016.
– Estamos passando por condições climáticas extraordinárias neste ano. Estimamos que o índice de replantio em Mato Grosso seja em torno de 8%, e muitos produtores ainda não concluíram a semeadura – pontua o presidente da Aprosoja-MT, Endrigo Dalcin. Alguns municípios produtores de soja já somam mais de 30 dias sem chuvas, o que compromete o desenvolvimento das lavouras.
Estado de alerta
Representantes da Aprosoja-MT estiveram com o vice-governador do estado, Carlos Fávaro, em uma reunião com a Defesa Civil. O objetivo foi receber orientações sobre como proceder para contribuir com as prefeituras de municípios que estão passando por seca para avaliar os impactos climáticos sobre as lavouras.
– Há uma série de procedimentos técnicos a serem cumpridos e com os quais os produtores podem ajudar. Agora, vamos orientar a nossa base para coletar esses dados e repassá-los para os municípios em situação grave – explica Endrigo Dalcin.
Com informações da Aprosoja-MT.