CNI acredita que PIB brasileiro pode crescer até 7,5% em 2010

Desempenho da agropecuária ajudou a puxar para cima a estimativa de crescimento da economiaA Confederação Nacional da Indústria (CNI) revisou a estimativa de crescimento da economia de 7,2% para 7,5% em 2010. O agronegócio contribuiu para esta elevação.

O produto interno bruto deve crescer 7,5% este ano, segundo a projeção da CNI. O crescimento em relação à estimativa anterior, de junho, se deve, principalmente, ao aumento do consumo interno e à expansão dos serviços e da agropecuária. A taxa de crescimento do setor passou de 6% para 8% nas previsões divulgadas nesta quinta, dia 7.

O que levou a CNI a revisar para cima o crescimento da agropecuária foi a safra recorde estimada para este ano – 10% maior do que a colheita de 2009, segundo a Conab.

? O agronegócio no PIB tem um peso pequeno – oito pontos percentuais, mais ou menos. Evidentemente que ele tem um peso maior na cadeia produtiva, porque ele compra insumos do setor industrial, compra máquinas, ele também demanda do setor de serviços. Ou seja: o peso dele direto e indireto na economia é muito maior do que isso ? explica o gerente executivo da CNI, Flávio Castelo Branco.

A indústria também terá um crescimento expressivo: o PIB do setor deve chegar a 12,3%, resultado positivo se comparado à queda de quase 5% em 2009. A entidade, porém, argumenta que a expansão poderia ter sido maior. A valorização do real e o crescimento das importações atrapalharam o desempenho.

? Se o nosso produto fica mais caro, em termos internacionais, nós perdemos mercado, tanto nas exportações como também para os produtos estrangeiros, principalmente os asiáticos e especialmente os chineses, que tem sua entrada facilitada no mercado brasileiro ? diz Castelo Branco.