Técnicas de produção integrada mudam práticas de cultivo de agricultores familiares

Sete mil famílias participam do Programa de Produção Agroecológica Integrada e SustentávelAs técnicas de produção integrada estão mudando as formas de cultivo para muitas famílias no país. No Estado de Goiás, a inovação chegou há cinco anos e hoje é sinônimo de estabilidade para o produtor.

Desde que implantaram o modelo de agricultura circular orgânica, os produtores Antônio Lorival Martins e Marcilene Braga triplicaram a produção sem aumentar a área de cultivo, que é de meio hectare. São mais de dez culturas plantadas. Um aviário foi construído no meio da horta, e as sobras servem para alimentar as galinhas. O sistema foi pensado para pequenas propriedades.

Os agricultores são uma das sete mil famílias que participam do Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, parceria da Fundação Banco do Brasil e do Sebrae. Além de receber quase todo o material para implantar a horta, os produtores contam com assistência técnica para aprender a lidar com o novo sistema de cultivo. O acompanhamento tem duração de um ano e meio.

? Depois desse tempo, o produtor já se sente preparado para desenvolver competências para lidar com a tecnologia. Aí é um contínuo, ele consegue andar com as próprias pernas ? afirma Fernando da Nóbrega, gerente de divisão da Fundação Banco do Brasil.
  
Os agricultores interessados em participar do programa podem entrar em contato com a Fundação Banco do Brasil pelo telefone (61) 3310-4778.