Naquela ocasião, autoridades africanas solicitaram ao ministro brasileiro da Agricultura, Wagner Rossi, treinamentos para profissionais que trabalham no setor agropecuário. O curso será dividido em duas partes e terá apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A primeira fase será até sexta-feira, 22 de outubro, e a segunda, entre os dias 25 e 29 de outubro, nas unidades da Embrapa em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Do total de participantes, 25 são assistirão ao Curso de Forragicultura e Pastagens e Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte e 40 farão o Curso Internacional para Produção de Sementes.
Na terça-feira, 19 de outubro, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentam aos alunos as ações institucionais em defesa agropecuária, cooperativismo, bioenergia, gestão estratégica e política agrícola. Serão mostrados um panorama da agricultura brasileira, o papel do meio ambiente na produção de alimentos e as perspectivas para o futuro do setor.
Há oito anos, o Brasil vem intensificando seu diálogo com os países da África. A cooperação que o país promove no eixo Sul-Sul privilegia transferência de conhecimento, capacitação, emprego da mão-de-obra local e concepção de projetos que reconheçam a realidade específica de cada nação.
Estão programados para março de 2011 dois novos cursos para técnicos africanos: Sistema de Produção para Agricultura Familiar, Produção Comunitária de Sementes e Conservação de Água em Pequenas Propriedades, em Minas Gerais, e Curso Básico sobre a Cultura da Soja, no Paraná.