Brasil bate novo recorde na produção da oleaginosa, alcançando 96,24 milhões de toneladas
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para cima as suas estimativas para a produção de grãos na safra 2014/2015. A produção da soja deve registrar um aumento de 11,8% em sua produção, em relação ao registrado em 2013/2014, para 96,24 milhões de toneladas, volume recorde.
O novo montante representa uma leve revisão positiva ante o estimado pela Conab em agosto (96,203 milhões de toneladas). Por outro lado, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou a safra em 94,5 milhões de toneladas.
Os produtores brasileiros investiram em modernos pacotes tecnológicos de produção no começo do plantio, reagindo ao atraso na colheita da safra dos Estados Unidos, as irregularidades do clima na América do Sul e a valorização do dólar, que provocaram a recuperação das cotações.
– Apesar dos preços não apresentarem bom suporte para a safra que se iniciava, os produtores consideraram o plantio da oleaginosa como a melhor opção, frente às demais lavouras concorrentes – afirma trecho do relatório.
No Centro-Oeste, maior produtor da oleaginosa do país, o estresse hídrico registrado entre a segunda quinzena de novembro de 2014 e a primeira quinzena de janeiro de 2015 prejudicou o desenvolvimento das lavouras.
A melhoria das condições climáticas em outubro e o uso intenso de técnicas modernas contribuíram para que em novembro tenha ocorrido o maior percentual de plantio da soja nas últimas seis temporadas – 52,6% do plantio total.
Com informações do Canal Rural.