Cooperativas terão verba federal para programas sustentáveis

OCB vai fazer um levantamento de todos os programas disponíveis no governoAs cooperativas que desenvolverem programas de produção sustentável contarão com verba federal e assistência técnica para ampliar o negócio, a partir do ano que vem. Um acordo entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o governo vai permitir a parceria.

A força-tarefa vai concentrar ações dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Ciência e Tecnologia, e instituições como a Embrapa e o Banco do Brasil, para incentivar a adoção de práticas sustentáveis pelas cooperativas.

? A gente tem o Pronaf para isto. A gente tem assistência técnica específica para isto. A gente tem programas de capitalização para cooperativas que se adequarem a esses modelos sustentáveis ? explica o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Para colocar o acordo em prática, a OCB vai fazer um levantamento de todos os programas disponíveis no governo que podem beneficiar as cooperativas interessadas em produzir com sustentabilidade. Um outro estudo vai identificar as cooperativas que já desenvolvem este tipo de ação e que, a partir de agora, vão poder contar com recursos federais.

? É uma tentativa de criar um guarda-chuva para que a gente possa ter a cada dia mais políticas públicas que fomentem, que incentivem esse processo. Na hora de soltar um financiamento, de ter uma linha de crédito especial, ela também deve prever isso, porque as cooperativas já estão pensando nisso ? afirma o presidente da OCB, Márcio Freitas.

O volume de recursos que será destinado ao programa ainda não foi divulgado.