Para pesquisador do Cepea, momento é de trabalhar com menos, para garantir o lucro do produtor nesta safra
O corte nos gastos virou uma obrigação do produtor para conquistar o lucro na safra 2015/2016 de soja. Corte em insumos que são baseados no dólar, como fertilizantes e defensivos, já foram feitos por boa parte dos produtores, mas existem outros custos além de insumos que o sojicultor pode colocar na ponta do lápis nesta temporada.
Para o pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) Mauro Osaki, o momento é de repensar a forma de produção da soja, fazendo um manejo cada vez melhor.
– O produtor precisa ser mais pragmático, pensando em longo prazo, não apenas em uma safra. Trabalhar com menos, mas bem feito – afirma Osaki, que fará uma apresentação sobre esse assunto no Fórum Soja Brasil na Expointer 2015, no dia 3 de setembro.
• Adubação na quantidade certa aumenta a produtividade
Entre as dicas para reduzir os gastos, o pesquisador do Cepea lembra que o produtor pode economizar também na gestão da propriedade, como energia e água. Outra sugestão é repensar os gastos com mão de obra.
– Não é só com insumo [que o produtor pode economizar]. Há fatores de gestão da propriedade, gestão agronômica que podem fazer diferença. A coisa apertou, então é hora de trabalhar melhor e acompanhar os repiques de preços no mercado – orienta.
Cenário internacional
Na avaliação do especialista, o momento de preços altos da soja já passou, sendo o patamar de US$ 9,00/bushel uma realidade para o sojicultor.
– Hoje temos uma margem de lucro estreita, e o produtor ficou mal acostumado nos últimos anos. O patamar de US$ 9,00/bushel é realidade, voltamos para a realidade – explica.
Durante o Fórum Soja Brasil, Mauro Osaki também vai apresentar a diferença competitiva entre Brasil, Estados Unidos e Argentina, que vai mostrar o quanto o produtor do Brasil gasta e arrecada em relação aos nossos principais concorrentes.
Participe
No próximo dia 3 de setembro, o Canal Rural realiza o segundo Fórum Soja Brasil na safra 2015/2016. Diretamente da Expointer 2015, em Esteio. O tema do encontro será um debate custos de produção. O evento começa às 18h30, na Casa RBS. O C2 Rural transmite ao vivo para todo o país.
Os palestrantes vão trazer para a discussão as expectativas econômicas e vão debater a competitividade da produção de soja no Brasil comparada aos concorrentes Argentina e Estados Unidos. Além disso, haverá dicas sobre como o manejo da produção pode resultar em redução de custos.
Para acompanhar o Fórum Soja Brasil ao vivo, é necessário fazer uma inscrição prévia. O cadastro é gratuito e gera um certificado de participação. Para se inscrever, clique aqui.
Participam do debate o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, o diretor-executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, o analista da consultoria Safras & Mercado Paulo Molinari, o pesquisador do Cepea Mauro Osaki e o pesquisador da Embrapa Soja Osmar Conte.
Veja mais informações:
- Agricultura
- Soja Brasil
- Agricultura
- agronegócio
- APROSOJA BRASIL
- biotecnologia
- Bolsa de Chicago
- Canal Rural
- capacitação
- CBOT
- China
- clima
- COMÉRCIO EXTERIOR
- embrapa
- Estados Unidos
- Expedição
- Expedição Soja Brasil
- exportação
- mercado
- mercado de soja
- produtividade
- Safra 2014/2015
- safra 2015/2016
- sanidade
- Soja
- Soja Brasil
- Sojicultura
- técnicas
- USDA