Dia Mundial do Pão será celebrado em vários Estados e no DF

Data será comemorada com atividades e promoções organizadas pelossindicatos e entidades representativas dos panificadores e confeiteiros em capitais e municípios

Sindicatos e associações do segmento da panificação e proprietários de padarias vão comemorar o Dia Mundial do Pão por meio de diversos tipos de ações, neste sábado, dia 16. A programação envolve vários estados e foi organizada pela Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) em parceria com entidades estaduais e Sebrae.

? O segmento da panificação está empenhado em contribuir para o bem-estar e o progresso da sociedade, seja pela prestação de serviços de conveniência, que facilitam a vida do consumidor, seja pelas ações de caráter social e ambiental, que a Abip apóia ? afirma José Batista de Oliveira, presidente da entidade.

Desde novembro de 2000, o pão ganhou data comemorativa. Coube à União Internacional de Panificadores e Confeiteiros (UIB), sediada em Nova Iorque, a iniciativa de transformar o dia 16 de outubro em Dia Mundial do Pão. O objetivo foi e continua sendo o de valorizar o produto mais popular do planeta e ressaltar sua contribuição nutritiva para a boa dieta e saúde.

Este ano, a Abip e entidades representativas do segmento prometem surpreender consumidores nas ruas, municípios e capitais. As atividades programadas vão desde a doação de pães para entidades carentes e hospitais, troca por livros, cursos até ações socioambientais.

Metade do preço

Na capital federal, o Sindicato das Indústrias da Alimentação de Brasília (Siab) e Sebrae vão ministrar oficinas e cursos gratuitos no Shopping Pátio Brasil. As duas instituições distribuíram material promocional gratuito para cerca de 80 padarias. Até o momento, mais de vinte aderiram às comemorações. Elas vão vender o pãozinho (ou pão francês) pela metade do preço no sábado.

Praticamente toda padaria comemora a data de forma espontânea e conforme seu planejamento de marketing, segundo José Joffre do Nascimento, presidente do Siab. Devido à homenagem ao Dia Mundial do Pão, o preço do pãozinho deverá variar entre R$3 e R$ 4,50 por kilo.

? Esperamos com isso agradecer a clientela pela compra diária do pão na padaria ? explica Joffre.

Existem 1,1 mil panificadoras na capital federal, responsáveis pela geração de aproximadamente 12 mil empregos diretos, de acordo com ele.

? Vamos reforçar junto aos clientes o uso da sacola permanente e ecológica. Daqui até sábado, mais padarias vão aderir à promoção ? prevê.

Troca por livros, latas e pet

Em Curitiba, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria montará uma padaria na praça Rui Barbosa. Onze mil pães serão trocados por livros. Cursos de prevenção de câncer de mama e útero e da dengue serão ministrados no local. Um concurso de pintura para sacola ecológica também será promovido, do qual participarão cinqüenta crianças de uma escola da rede pública.

Na capital baiana, degustação e distribuição de pães serão realizadas na praia Jardim de Alah. Em Pernambuco, as entidades da panificação vão doar pães para organizações carentes, hospitais e não-governamentais. A população também receberá pães em troca de garrafas pets e latas, entre outros materiais recicláveis. Serviços de saúde de aferição da pressão arterial e medição de glicose serão prestados aos cidadãos.

O Sindipães, do Espírito Santo, vai promover ações de consumo consciente em diversos municípios capixabas, onde pães doces serão trocados por garrafas pet e óleo de cozinha usado.