Analista Paulo Molinari alerta para a volatilidade do mercado da soja e orienta produtor a garantir os custos antes que o câmbio faça as despesas subirem ainda mais
Um mercado volátil, com o produtor atento à China e também de olho na produção norte-americana. O analista da consultoria Safras & Mercado Paulo Molinari traçou um cenário econômico e de mercado muito instável para esta safra.
Segundo ele, o produtor deve começar a se desfazer da safra antiga e vender a nova safra apenas dentro do necessário para garantir os custos de produção.
– O meu medo é de que os custos de produção se descolem da remuneração. O mercado internacional não está subindo, pelo contrário. Então é necessário aproveitar o bom momento no mercado nacional e garantir os custos – orienta Molinari.
Na avaliação do consultor, as chuvas nos Estados Unidos podem interferir no mercado, mas não no tamanho imaginado. Ele alerta que o relatório do próximo dia 12 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) será decisivo.
Soja Brasil no Paraná
O projeto tem parceria da Aprosoja Paraná, do Sindicato Rural de Toledo, da Prefeitura Municipal de Toledo, Sancor Seguros, da Unimed Costa Oeste e do Sicredi Oeste Paraná.