Esse será um inverno bastante chuvoso em toda a região Sul, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul, devido à influência do El Niño
As chuvas deverão dar uma trégua aos produtores paranaenses e sul-mato-grossenses a partir desse final de semana. Com o enfraquecimento da frente fria e seu afastamento total para o Atlântico, o tempo voltará a ficar firme e sem previsões para chuvas, pelo menos até meados da semana que vem.
Isso possibilitará que os produtores consigam ir a campo e retomar suas atividades. E até mesmo contabilizar as perdas. Porém, no Rio Grande do Sul e em boa parte de Santa Catarina terão uma semana bastante chuvosa, já a partir desse domingo, dia 19. O problema é já no final da próxima semana novos sistemas meteorológicos irão avançar pelo Sul do Brasil, atingindo novamente o Paraná e o Mato Grosso do Sul, provocando mais chuvas.
• Crise chinesa pode afetar aumento na compra de soja
Esse será um inverno bastante chuvoso em toda a região Sul, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul, devido à influência do El Niño. Essas chuvas poderão ocorrer também em São Paulo durante o final de semana que vem.
Já as previsões para as próximas semanas no Sudeste, Centro-Oeste e no Matopiba (Maranhão Tocantins e Bahia) são de tempo firme e sem previsões para chuvas ao longo dessas próximas 3 semanas. Possibilitando que as colheitas do milho safrinha, algodão, feijão e demais culturas possam transcorrer sem maiores problemas e com produtividade elevada e grãos com excelente qualidade.
Chuvas só deverão ocorrer, mas na forma de pancadas bem isoladas em meados de agosto e principalmente em meados de setembro no Sudeste e Centro-oeste. E em meados de outubro no Matopiba. Condição típica de um inverno sob influência do El Niño.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos a situação é bem semelhante ao Sul do Brasil, as chuvas continuarão ocorrendo ao longo de todo o inverno pelo mesmo motivo, o El Niño. Assim, haverá chuvas em diversas regiões produtoras de grãos do Corn-Belt e da faixas sul e leste. Não serão intensas e de grande duração, serão mais pancadas de chuvas, mas deverão ocorrer de forma generalizada não só hoje, mais ao longo desses próximos 10 dias.
Mesmo que essas chuvas sejam apenas na forma de pancadas, já serão suficientes para manter uma condição não tão favorável ao pleno desenvolvimento das lavouras. Podendo gerar novas perdas nos potenciais produtivos das lavouras de soja e milho.