Empreendedores cariocas investem da cerveja à pizza

Após criar marca Devassa, dupla de empresários cariocas aposta em restaurante com novo conceito no LeblonMenos de cinco anos após ser inaugurada, a cervejaria carioca Devassa atingiu em 2006 a produção mensal de 100 mil litros de cerveja, comercializados em mais de 500 pontos de venda espalhados pelo País. Em 2007 a marca foi vendida para o grupo Schincariol. A também carioca Vezpa Pizzas vai comemorar seus dois anos de venda com resultado muito bom para quem abriu as portas recentemente. Todos os dias são comercializadas no restaurante, localizado no Leblon, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, 8

Os empresários cariocas Marcelo do Rio e Cello Macedo, criadores da Devassa e da Vezpa Pizzas, se declaram empreendedores natos. E é um empreendedorismo focado na noite. Em 2001, quando começaram a planejar a cerveja Devassa, já eram donos de restaurantes e bares, mas resolveram se unir para criar uma bebida “diferenciada e refinada”. No início, a produção era terceirizada e contavam com apenas um funcionário, que fazia o transporte da cerveja. Os dois sócios se revezavam no atendimento no Bar Devassa, no Leblon. Nos anos seguintes, a bebida caiu no gosto dos moradores do Rio de Janeiro e começou a ser vendida também para outros estados. A partir daí, o grupo passou a fabricar a cerveja.

Em 2007, quando a marca carioca foi vendida, havia 16 bares e mais de 340 funcionários. A própria venda foi feita em função do crescimento do negócio. Com a Devassa aumentando cada vez mais seu porte, ficou difícil tocar o negócio, segundo lembra Marcelo do Rio.

? Os custos de produção estavam muito altos e enfrentávamos uma concorrência grande. Éramos muito pequenos perto dos demais. É muito difícil quebrar barreiras nesse mercado ? desabafa.

Em sua opinião, faltam incentivos para os pequenos:

? Os custos são altos e a carga tributária é elevada. Percebemos que não tínhamos fôlego para continuar por muito tempo na disputa.

Pizza em fatia no restaurante

A venda não fez com que Marcelo e Cello desistissem da carreira empreendedora. Parte do dinheiro do negócio foi investido na inauguração da Vezpa Pizza, em 2008. O investimento inicial foi de R$ 1,5 milhão. O valor elevado se deve principalmente ao ponto escolhido para começar o que deve se tornar em breve uma rede de restaurantes. Até o momento, contam com apenas uma loja da Vezpa, no Leblon. Porém a dupla de empresários já está à procura de novos pontos para expandir o negócio. Em breve, será inaugurada uma segunda loja, em Copacabana ou no Flamengo.

Futuramente, a intenção do grupo é franquear a marca pois o resultado está agradando.

? Percebemos que o mercado precisava de um negócio como o nosso, que fosse uma pizza de qualidade num espaço refinado, mas servida em fatias. Não pretendíamos vender pizza no balcão; queríamos que tivesse cara de restaurante e está dando muito certo ? conta Marcelo.

Tanto no caso da Devassa quanto da Vezpa, “o sucesso se deve a  tentar fazer algo diferenciado”, na visão de Marcelo.

? Investimos em produtos inusitados. Foi uma aposta no novo e acreditamos que daria certo. A conta às vezes não fechava, no entanto acreditávamos que daria certo e realmente tem dado ? comemora.

O fato de gostarem de trabalhar na noite também contou pontos para o empreendimento, na opinião do gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Enio Pinto.

? Só quando você gosta realmente do que faz, você se compromete, é criativo e inovador. Tem que ter prazer em atuar na área ? orienta Enio Pinto.