Câmbio puxa vendas da soja safra 2015/2016

Consultoria Safras & Mercado aponta que 20% da produção brasileira já foi comercializada antecipadamente, volume acima do negociado na safra passada

A consultoria Safras & Mercado divulgou nesta segunda, dia 3, um levantamento de comercialização antecipada da safra 2015/2016. Até o dia 3 de agosto, os sojicultores brasileiros já venderam 20% da safra, ou 20,31 milhões de toneladas. O número supera as vendas na safra anterior (17%), mas está abaixo da média dos últimos cinco anos (21%).

Entre os destaques estão Goiás e Bahia, com 30% da produção comprometida. Os estados do Sul estão mais cautelosos, Rio Grande do Sul e Santa Catarina venderam apenas 13%, vale destacar neste caso que os gaúchos não possuem o hábito de negociarem antes a soja.

– Os produtores aproveitaram o repique de preços em Chicago com o dólar alto para garantir os custos. No ano passado, o produtor tinha mais capital para esperar o melhor momento. Este ano ele não tinha tanta margem, então está fechando os custos. Nós recomendamos os produtores a continuar aproveitando as altas do câmbio – explica o analista Luiz Fernando Roque.

• Produtor deve aproveitar momento para vender safra velha

Um fato que chamou a atenção é alteração de comportamento dos agricultores dos dois maiores produtores nacionais. A média de vendas no Paraná é de 11%, mas neste ciclo os sojicultores paranaenses anteciparam em 20% a comercialização. Já o Mato Grosso, que possui média histórica de 31%, vendeu os mesmo 20%.

Tradicionalmente, os produtores paranaenses são mais cautelosos e possui armazenagem, enquanto os mato-grossenses possuem menos silos, forçando a comercialização antecipada.

Confira a comercialização por estado:
safrasmec

>>> Veja mais notícias sobre soja