Auditório móvel do Canal Rural viajou por 19 cidades produtoras do Estado entre dezembro e janeiro
Ricardo Cunha | Alto Taquari (MT)
Terminou no último final de semana a segunda etapa da Caravana Soja Brasil por Mato Grosso. Durante o mês de janeiro, o auditório móvel do Canal Rural percorreu a região leste do Estado, levando informações para os produtores.
• Estiagem no início do plantio em Campo Verde (MT) prejudica safrinha
Foram nove cidades visitadas em duas semanas de viagens. Um roteiro que começou em Porto Alegre do Norte, depois passou por Querência, Canarana, Água Boa, Campo Verde, Jaciara, Alto Garças, Alto Araguaia e Alto Taquari.
A carreta viajou quase quatro mil quilômetros, ouvindo histórias e conhecendo a realidade de quem produz soja na região leste de Mato Grosso. Passando pelas cidades produtoras, vimos de perto os prejuízos causados pela falta de chuva, além das más condições das rodovias.
Chegar ao Norte Araguaia foi uma aventura, por exemplo. Nessa região, considerada como o novo eldorado da soja, vimos terras que foram recentemente abertas para o cultivo do grão. Conhecida como uma região de pecuária, a soja vem ganhando espaço. Para muitos produtores, foi uma novidade as palestras sobre agricultura de precisão, tema escolhido pelo Senar-MT para uma das palestras da Caravana Soja Brasil.
– Nós encontramos uma diversidade no nível de adoção da agricultura de precisão, regiões onde está consolidada, em outras a técnica é praticamente desconhecida. Viemos com a missão de semear novas ideias na agricultura de precisão e percebemos que ainda existe uma dificuldade muito grande do produtor – explica o professor da Esalq-USP José Paulo Molin.
Outro tema de oficina do Senar-MT foi o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), principalmente porque no Alto Araguaia se concentra o maior volume de terras embargadas pela prática de crimes ambientais. Mesmo quem não se enquadra nessa condição buscou esclarecimentos sobre o CAR.
– Os produtores têm muitas dúvidas. Sobre como vai ficar situação, até quando precisa fazer. É muito bom esclarecer essas dúvidas. Além de mostrar o novo sistema que foi instituído pelo governo federal, mostrando que ele mesmo pode fazer seu cadastro – comenta a analista do Senar-MT Lucélia Avi.
Os produtores que receberam a vista da Caravana Soja Brasil nesta safra comemoraram.
– Foi um privilégio poder receber uma caravana tão importante como essa para tratar de temas tão relevantes. Agricultura de precisão e CAR são buscas dos produtores – afirma o presidente do Sindicato Rural de Alto Taquari, Antônio Carlos Correia.
Nas duas etapas da Caravana Soja Brasil por Mato Grosso, o auditório móvel do Canal Rural passou por 19 municípios e rodou quase dez mil quilômetros por regiões produtoras de soja. Antes de Mato Grosso, a carreta passou por Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.
– O Soja Brasil, como um todo, foi gratificante para nós porque nós pudemos estar ao lado do produtor, junto com ele, dia a dia. Falamos de manhã sobre o CAR, à noite sobre agricultura de precisão e discutindo a safra no meio disso. É muito gratificante fazer parte desse projeto – comemora o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho.
Clique aqui e veja o vídeo da reportagem.