Preços da soja registram crescimento em novembro

Forte demanda, escassez do produto e boas condições climáticas puxam preços, diz Cepea

Os preços da soja e derivados apresentaram crescimento em novembro, puxados pela forte demanda e a escassez do produto, junto com condições climáticas mais favoráveis no período, afirma relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP.

• USDA reduz previsão para estoque de soja e milho

A maior procura por soja levou os preços aos maiores patamares dos últimos seis meses, melhorando de forma considerável as margens da indústria de esmagamento, que até agosto estavam mais apertadas que em anos anteriores. O grão de soja começou a se recuperar em outubro, depois te atingir as menores cotações de 2014 em setembro.

A exceção ficou por conta das últimas duas semanas de novembro, quando os preços voltaram aos patamares de outubro. Segundo a Cepea, isso foi provocado pela diminuição da demanda das indústrias esmagadoras, que estavam mais ativas no começo do mês.

As atenções do mercado voltam-se agora para a safra 2014/2015, cuja estimativa foi reduzida em 2% pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A semeadura foi praticamente finalizada em Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul. Nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, a área cultivada já ultrapassava os 70% do estimado.

Cepea/Esalq-USP

>>> Veja mais notícias sobre soja