Em Goiás e no Sudeste não devem ocorrer instabilidades no final de semana
Áreas de instabilidade e uma nova frente fria devem causar chuva forte no Sul do Brasil ao longo dessa semana. As chuvas devem atingir a faixa entre o norte do Rio Grande do Sul e a parte oeste e sul do Paraná. No Centro-Oeste, chove em Mato Grosso do Sul e na parte oeste de Mato Grosso. Em Goiás e em grande parte do Sudeste não deve chover nos próximos dias. No Nordeste, chove na parte norte da Região, por conta da Zona de Convergência Intertropical.
Plantio da soja começa com tempo seco em Mato Grosso e chuvas no Paraná
O vazio sanitário terminou nesta segunda, dia, em seis, dos 12 Estados brasileiros que adotam essa medida. Os principais produtores, Mato Grosso e Paraná, estão na lista dos que já podem começar o plantio de soja. Mas, as condições meteorológicas só estão favoráveis ao início do plantio nas lavouras paranaenses, onde as chuvas no oeste do Estado estão regulares e o solo está com bons níveis de umidade.
Para esta semana estão previstas mais chuvas para o Paraná, os volumes não serão altos, mas suficientes para garantir o plantio ao longo de toda essa semana. Além disso, a chuva não para nesta região até o fim do que, o que dá boas condições tanto para o plantio, quanto para a germinação.
Em Mato Grosso, a semana ainda será de tempo seco. As chuvas que ocorrerem serão muito isoladas e passageiras. Por isso, o início do plantio fica mais comprometido neste Estado.
Há previsão de chuvas para a próxima semana e por isso muitos produtores vão arriscar e começar o plantio em Mato Grosso. O alerta é que apesar de chuvas abrangentes, os volumes serão muito variáveis e só passarão dos 20 mm nos municípios das regiões do Parecis, Médio-Norte e Sudeste do Estado.
Como o El Niño perdeu forças, a tendência é que os próximos 30 dias ainda tenham chuvas irregulares em todo o Brasil. O regime de chuvas, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste só se regulariza a partir de meados de outubro.
SOMAR METEOROLOGIA