Confira o boletim da Somar Meteorologia
Áreas de instabilidade e uma nova frente fria devem causar chuva forte no Sul do Brasil ao longo dessa semana. As chuvas devem atingir a faixa entre o norte do Rio Grande do Sul e a parte oeste e sul do Paraná. No Centro-Oeste, chove em Mato Grosso do Sul e na parte oeste de Mato Grosso. Em Goiás e em grande parte do Sudeste, não deve chover nos próximos dias. No Nordeste, chove na parte norte da região, por conta da Zona de Convergência Intertropical.
Produtores de soja se preparam para o início do plantio
Faltam poucos dias para terminar o vazio sanitário da soja e muitos produtores mato-grossense e paranaense já se preparam para iniciar o plantio da nova safra. As expectativas são as melhores em relação ao tamanho da área a ser plantada e qual será a real produção no Brasil esse ano.
Algumas agências e trades já começaram a divulgar seus números para a safra de soja 2014/2015. Os valores indicam uma produção entre 90 e 94 milhões de toneladas. Espera-se também que a área seja entre 2% e 5% maior que da safra passada, quando foram plantados 30,1 milhões de hectares de soja.
Segundo os modelos climáticos, a probabilidade para a ocorrência de El Niño esse ano está cada vez menor. A NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration – EUA) já divulgou em seu último relatório, na última segunda, dia 8, que a chance do El Niño se desenvolver é de 60%, sendo que o mesmo Instituto tinha divulgado em meses anteriores uma probabilidade de 85%.
Sem este fenômeno, a tendência é que as chuvas da primavera não sejam antecipadas no Sudeste e Centro-Oeste. Porém, os modelos meteorológicos da Somar sinalizam que o início do plantio, entre 15 de setembro e 15 de outubro, ainda deverá ser com chuvas irregulares em grande parte do Brasil, com exceção para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Mas a partir da segunda quinzena de outubro, o regime de chuvas no Brasil se regulariza e elas ficam mais frequentes e com bons volumes acumulados, o que garante o andamento do plantio, germinação e desenvolvimento das plantas.
O produtor deve ficar atento aos primeiros 40 dias de safra, pois sem chuvas regulares a proliferação e ataque de insetos fica mais favorável.
Somar Meteorologia