Os agricultores afirmam não visualizar uma boa perspectiva de preços para a safra que se inicia no começo de outubro
Sebastião Garcia | Mineiros (GO)
A caravana do Projeto Soja Brasil encerra a semana nas estradas de Goiás. Hoje, a Carreta do Canal Rural esteve no município de Mineiros, no sudoeste do Estado. Os produtores da cidade estão preocupados com o mercado para a próxima safra.
O município de Mineiros tem tradição na pecuária, mas a agricultura tem mais expressão na economia. São, pelo menos, 100 mil hectares de áreas usadas para o plantio de milho, cana-de-açúcar e soja. A produtividade média foi de 55 sacas por hectare. Os sojicultores tiveram problemas com pragas e com o clima, mas, para esta safra, a preocupação é com o mercado da oleaginosa.
O produtor rural Leonardo Caraffini administra as fazendas da família em Mineiros. Em uma das propriedades, com 640 hectares, ele produz soja e milho. A palhada da segunda safra de milho faz a cobertura do solo, inclusive a produtividade da safrinha foi alta, cerca de 141 sacas por hectare. Eles enfrentaram problemas climáticos e pragas, mas para esta safra a preocupação é o preço.
Caraffini é formado em gestão do agronegócio e sempre participa de debates sobre produção e mercado. Ele afirma que a informação é uma ferramenta essencial na gestão de uma propriedade.
É a segunda vez que o Soja Brasil passa por Mineiros. O município tem este nome porque foi colonizado por pecuaristas que vieram de Minas Gerais no final do século XIX. A cidade tem hoje pouco mais de 55 mil habitantes, e muito da economia depende do agronegócio.
O presidente do Sindicato Rural de Mineiros, Fernando Carvalho Mendonça, festejou a presença da caravana do Soja Brasil na cidade. Segundo ele, é muito importante levar mais informações para o produtor, principalmente neste cenário de incertezas antes do início da safra.
O consultor do Soja Brasil, Áureo Lantmann, participa do projeto desde a primeira edição, ele disse que notou os produtores mais interessados cada vez mais nos temas abordados pela caravana.
Como nas cidades anteriores, o auditório da Carreta do Canal Rural ficou lotado de produtores interessados em novas informações. Palestras sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), seguro agrícola e manejo de cultivares de soja foram discutidas nesta sexta, dia 22, e trarão resultado para a lavoura. Do início ao fim da safra.
Confira a reportagem completa:
Soja Brasil em Goiás
A realização do roteiro do Soja Brasil em Goiás tem a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Faeg) e da Associação de Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja -GO). Conta também com o apoio local do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar – GO), do Sindicato Rural de Rio Verde, da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), de Martins & Sobrinhos – Concessionário John Deere , Querência Máquinas – Revenda Stara e Caixa Econômica Federal.