Após enfrentar uma forte seca na última safra, os agricultores da cidade goiana começaram a se preocupar mais em proteger a própria produção
Sebastião Garcia | Joviânia (GO)
Uma das palestras que mais recebeu atenção dos produtores de Joviânia, cidade a 174 km de Goiânia, foi sobre o seguro rural, em mais um dia de programação da caravana do Soja Brasil. Na safra 2013/2014, algumas produções da oleaginosa registraram perdas de até 10% por causa da seca. Muitos agricultores tiveram que acionar o seguro.
Joviânia tem pouco mais de sete mil habitantes. É uma típica cidade do interior, muito agradável desde a chegada. A economia local depende muito da agricultura. Cerca de 90% da renda do município vem da produção de grãos. Só de soja, são 21,5 mil hectares de cultivo.
O produtor José Bento mora em Joviânia e possui terras em Goiatuba, cidade vizinha. Por enquanto, os trabalhadores da propriedade estão preparando tudo para o plantio da próxima safra de soja: revisando máquinas e preparando as sementes. José acabou de colher a segunda safra de milho, o que garante uma boa cobertura de solo antes de começar o cultivo de soja. Ele vai começar na primeira quinzena de outubro. Em Goiás, o vazio sanitário vai até 30 de setembro.
O vizinho de José Bento, o também agricultor Johnny Eduardo de Pádua está preocupado com o clima para a próxima safra. Ele afirmou que perdeu na safra 2013/2014 cerca de 30% da sua área de soja por causa da estiagem. Em 150 hectares da lavoura, a produtividade mal chegou a 15 sacas por hectare. Pádua precisou acionar o seguro rural, inclusive foi a primeira vez que ele fez isso.
Os produtores de Joviânia foram pegos de surpresa com a seca da última safra. Muita gente teve perdas e não estavam preparados. Aliás, os produtores desta região não tinham o hábito de fazer o seguro. Entretanto, 10% acionaram o seguro. Depois do susto, o interesse por este assunto é muito maior.
Johnny Eduardo de Pádua acompanhou a palestra sobre o seguro na Carreta do Canal Rural. Ele e dezenas de produtores que foram até o Sindicato Rural de Joviânia, onde a estrutura do Soja Brasil foi montada nesta quarta, dia 20. O especialista em seguro rural Pedro Arantes comandou a palestra e tirou dúvidas dos agricultores.
Nesta quinta, dia 21, a caravana do Soja Brasil chega a Jataí, na região sudoeste do Estado. As palestras da Carreta do Canal Rural começam às 9h, próximo ao Sindicato Rural da cidade.
Veja a programação:
Jataí, dia 21 de agosto. Local: Sindicato Rural de Jataí – Av. Goiás n° 1.961, Centro.
Programação:
8h30 – Recepção
9h – Apresentação Projeto Soja Brasil
9h30 – Palestra: Nutrição foliar
9h45 – Palestra Cadastro Ambiental Rural (CAR)
10h30 – Palestra Seguro Rural
11h15 – Apresentação Aprosoja-GO e Fundo de Incentivo à Cultura da Soja
12h- Palestra Cultivares de Soja
Confira a reportagem:
A realização do roteiro do Soja Brasil em Goiás tem a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Faeg) e da Associação de Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja -GO). Conta também com o apoio local do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar – GO), do Sindicato Rural de Rio Verde, da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), de Martins & Sobrinhos – Concessionário John Deere , Querência Máquinas – Revenda Stara e Caixa Econômica Federal.