Produção de soja de Minas Gerais deve receber incremento já para esta safra

Foi lançado no Estado programa Soja Plus, já implementado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Foi lançado em Minas Gerais o programa Soja Plus, que investe na melhoria da gestão e da produção de soja. O diretor de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Bernardo Pires, uma das entidades que coordena o projeto no Estado, contou que 400 produtores serão capacitados com participação em cursos de melhores práticas ainda nesse ano.

– Já 200 produtores receberão assistência técnica a campo até o final de 2015. O objetivo é aumentar esses números nos anos seguintes – disse.

Criado em 2011, o programa foi implantado em Mato Grosso e, depois, estendido para Mato Grosso do Sul. Em 2014, o Soja Plus chega aos Estados de Minas Gerais e Bahia e tem como público-alvo pequenos e médios produtores. Nos últimos anos foram investidos cerca de R$ 10 milhões na iniciativa. Somente em Minas, 30 engenheiros da Universidade Federal de Viçosa farão a assistência técnica nas fazendas.

– A integração entre as entidades e todos os elos da cadeia é o caminho para solucionar os gargalos do setor. Tenho grande esperança de que esse projeto vai se multiplicar não só na soja, mas em outros produtos – disse o presidente da Faemg, Roberto Simões.

 

Canal Rural