? Queremos superar os 97,7% alcançados na primeira fase da campanha, em maio deste ano. Esta ação é importante para evoluirmos no status de algumas localidades ainda consideradas de alto risco ? explica o fiscal federal agropecuário Leandro Oliveira, do Serviço de Saúde, Inspeção e Fiscalização Animal (Sifisa), da Superintendência Federal de Agricultura no Estado.
O Amazonas possui 62 municípios, sendo dois livres de febre aftosa com vacinação: Boca do Acre e Guajará. Os outros 60 estão localizados na área de alto risco. Não participam desta fase os 12 municípios da Calha do Rio Amazonas, que tiveram vacinação oficial no período de fevereiro e março de 2010. São elas: Autazes, Barreirinha, Boa Vista dos Ramos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Itacoatiara, Manaus, Mouses, Nhamunda, Paritins, Rio Preto da Eva e Urucurituba.
O lançamento oficial da campanha será neste sábado, 6 de novembro, na fazenda Agropecuária Rossato, em Humaitá. Os produtores têm até o dia 15 de dezembro para entregar a declaração da vacina em uma das 19 Unidades Veterinárias Locais (UVLs) ou nos 64 Escritórios de Atendimento à Comunidade.