Lula estabelece metas para fechamento do governo

Crescimento do PIB e guerra cambial tiveram destaque nas discussõesO presidente Lula comandou nesta quinta, dia 4, a penúltima reunião ministerial do seu mandato, em Brasília. Além das metas de trabalho até o fim do ano, o crescimento do PIB e a guerra cambial tiveram destaque nas discussões.

A reunião contou com a presença de 34 ministros e dos secretários-executivos do Desenvolvimento Agrário e da Previdência. Lula pediu empenho da equipe para concluir obras e projetos até 31 de dezembro. O presidente confirmou que vai lançar um balanço dos dois mandatos.

? A Casa Civil e o Gabinete da Presidência estão coordenando, os ministros já sabem disso, um balanço dos oito anos de governo, chamado “Legado dos oito anos de Governo”. Ele disse que em dezembro vai marcar uma data para que os ministros, junto com ele, registrem este balanço em cartório ? afirmou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez uma exposição sobre a economia brasileira e garantiu que o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer este ano entre 7,5% e 8%.

? Este ano vamos crescer entre 7,5% e 8%. Vai ser o melhor ano dos dois mandatos de Lula ? afirmou Mantega.

Outro assunto discutido foi o pacote norte-americano anunciado nessa quarta, dia 3, com o objetivo de reanimar a economia dos Estados Unidos. O país lançou no mercado US$ 600 bilhões em títulos do Tesouro Nacional. A medida pode agravar a desvalorização do dólar frente ao real.

O tema será levado à reunião do G-20, que acontece na próxima semana em Seul, na Coreia do Sul.

? Nos fóruns internacionais da turma do G-20, o Brasil vai se articular com os demais países, se posicionar contra qualquer guerra cambial que esteja sendo feita por outras economias do mundo. Esta é uma postura forte do Brasil em relação a isso ? disse Padilha.