O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.), planta nativa da Amazônia brasileira, recebe denominações como açaí roxo ou preto, açaí-branco, açaí-açu, açaí-espada e açaí-sangue-de-boi. Por ser espécie originária de cruzamentos, a planta apresenta variações de produtividade de frutos, rendimento de polpa e época de produção. O açaizeiro precisa de água, elevadas temperaturas médias anuais e grande insolação, importante para a maturação e qualidade dos frutos.
A cultura do cajueiro (Anacardium occidentale L.) vem assumindo papel relevante na economia nordestina, em decorrência do aumento da demanda pela castanha. Por ser uma planta tropical, seu desenvolvimento está bem adaptado às condições do litoral nordestino. As temperaturas favoráveis oscilam de 22ºC e 32ºC.
A cultura necessita de luminosidade, precipitação acima de 1200 mm/ano, com três a quatro meses de estiagem, no máximo, e altitudes inferiores a 600 metros. É uma planta de alta rusticidade, porém não prospera em solos rasos e muito argilosos, desenvolvendo-se bem em solos profundos, férteis e arenoargilosos.