Diversos

Chuvas favorecem plantações de milho em Mato Grosso do Sul, diz Semagro

O plantio da safrinha no estado chegou a 90% da área prevista, de 1,918 milhão de hectares, na última sexta-feira, dia 15

Foto: Leonardo Rocha/ Embrapa Agrossilvipastoril

As chuvas dos últimos dias em regiões produtoras de milho segunda safra de Mato Grosso do Sul favorecem a germinação e o crescimento das plantas, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). O plantio da segunda safra no estado chegou a 90% da área prevista, de 1,918 milhão de hectares, no último dia 15, conforme dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga-MS) informados em nota da secretaria.

“O crescimento de 5,73% da área plantada com milho de segunda safra no Estado, aliado às boas condições climáticas no período do plantio e desenvolvimento da cultura, pode garantir excelente colheita neste ano”, disse no comunicado o superintendente de Produção, Ciência e Tecnologia e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta.

Nova call to action


A produtividade esperada para as lavouras sul-mato-grossenses de milho nesta safra é de 78,2 sacas por hectare, ante 70,13 na temporada passada, quando a estiagem na fase em que os grãos estavam se desenvolvendo comprometeu o rendimento. Caso as projeções se confirmem, Mato Grosso do Sul devem colher os 9,002 milhões de toneladas estimados pela secretaria. No ciclo 2017/2018, o estado produziu 7,838 milhões de toneladas de milho.