Quem vai à 19ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo (RS), busca conhecimento, atualização e, claro, novidades — ainda mais se elas forem úteis e capazes de reduzir as horas de trabalho braçal. É o caso de um cortador de grama automático da marca sueca Husqvarna. O equipamento dispensa uso de combustível, pois funciona à bateria, e também não precisa de operadores, sendo totalmente autônomo.
O primeiro modelo desse robô foi desenvolvido em 1994, na Suécia. Na Europa e nos Estados Unidos, já está em muitos jardins. Na América latina, foi apresentado pela primeira vez no final do ano passado, na Bahia.
A empresa levou à feira Expoagro três modelos: o menor trabalha numa área de 600 metros quadrados, o intermediário é para área de 1.000 metros quadrados e o maior atende 3.200 metros quadrados.
- Importância da gestão rural é tema da 19º Expoagro Afubra
- Nova Zelândia terá frota de robôs para colheita de maçãs
O cortador de grama tem capacidade de trabalho de duas a três horas: “Quando a bateria está em 15%, ele volta sozinho para base, carrega 50 minutos e retorna ao gramado”, explica o gerente de Vendas da Husqvarna Pedro Quevedo.
Os três modelos podem ser conhecidos no estande da empresa na 19ª Expoagro Afubra, que vai até esta quinta-feira, dia 28.