Os cerca de 60 participantes dos municípios de Pilar, Itabaiana, São Miguel de Taipu, Pedras de Fogo, Sapé e Mogeiro visitaram a Feira Agroecológica de Campina Grande. Em seguida, foram recebidos com um café da manhã no Pólo Sindical, na cidade de Lagoa Seca, onde ouviram o relato de experiências sustentáveis apoiadas pela entidade em comunidades da região.
O grupo seguiu então para a Comunidade Almeida, onde agricultores familiares estão apostando no cultivo agroecológico para a melhoria da renda das famílias. Lá, os assentados conheceram hortas orgânicas, culturas consorciadas, banco de sementes e uma casa de farinha.
Após o almoço, os participantes do intercâmbio tiveram um momento para a troca de experiências de sucesso que estão sendo realizadas nos assentamentos e, em seguida, fizeram a avaliação da visita.
Para a agrônoma da Consplan, Celeida Queiroz, a troca de experiências é fundamental para a melhoria das condições de vida do homem do campo.
? Os assentados precisam ver com os próprios olhos o que está acontecendo e dando certo em outras comunidades. A visita a Comunidade Almeida vai servir para que eles possam ampliar seus conhecimentos sobre a produção agroecológica e levar para seus assentamentos novas práticas sustentáveis ? afirma.