Secretaria da Agricultura projeta duplicação na área plantada com trigo em São Paulo

Preços em alta e demanda aquecida estimulam produtorOs preços internacionais em alta e a demanda aquecida estimularam o produtor de trigo de São Paulo, que ampliou o plantio nesta safra. Foi o que revelou o levantamento feito pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

A área plantada passou para 75,2 mil hectares, 84% a mais em comparação com a safra passada. A produção mais que dobrou, saltando de 93 mil para 190 mil toneladas (alta de 102%). A área com triticale também deverá ser maior, saltando de 15 mil para 28 mil hectares (aumento de 85%). A produção chegará a 65 mil toneladas, ante as 36 mil da safra passada.

Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, o Estado tem uma parceria com indústrias moageiras e com sindicatos do setor em que coloca à disposição do produtor sementes selecionadas e melhores variedades produzidas pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes. A base da ação está na venda de sementes aos agricultores para multiplicação no momento de plantio. Os moinhos garantem a compra do produto ao preço de mercado.