? Antes eles se dedicavam apenas à agricultura de subsistência, e hoje possuem uma fonte complementar e fixa de renda. Nos cinco aviários instalados em Nossa Senhora de Nazaré são produzidas cerca de 500 aves por mês, gerando trabalho para quinze avicultores e suas famílias ? justifica.
Os avicultores envolvidos no programa são atendidos desde 2006 pelo projeto de Avicultura do Sebrae, que estimula a criação de galinhas caipiras em regime semi-intensivo. O sistema consiste em mantê-las soltas durante o dia e confinadas no período da noite.
? Em regime semi-intensivo as aves atingem o peso ideal de abate, no caso dois quilos, em apenas 90 dias, o que reduz bastante os custos de produção. Os índices de mortalidade por predadores ou por doenças também são menores, já que os avicultores têm total controle sobre o plantel ? explica Pinheiro.
Ele lembra que no regime extensivo de criação as aves demoram no mínimo oito meses para atingir o mesmo peso, sendo ainda mais vulneráveis à ação de predadores e a doenças parasitológicas.
A produção de aves caipiras do município de Nossa Senhora de Nazaré, localizado a 110 quilômetros ao norte de Teresina, também é comercializada para outras cidades da região norte do Piauí. O projeto de avicultura do Sebrae no Piauí atua em dez municípios do Estado, envolvendo o trabalho de mais de cem produtores.